Médio Oriente: Um israelita morto e três feridos em ataque na Cisjordânia
- 18/11/2025
O Magen David Adom (MDA), equivalente israelita da Cruz Vermelha, anunciou a morte de um homem de cerca de 30 anos e declarou que os serviços transportaram para hospitais de Jerusalém três pessoas, incluindo uma mulher de cerca de 40 anos e um adolescente de 15 anos "com ferimentos profundos".
O exército relatou sem mais pormenores um ataque com um carro e uma faca no mesmo local.
O cruzamento de Gush Etzion, onde ocorreu o ataque, localizado na estrada entre as cidades palestinianas de Belém e Hebron e próximo de colonatos judaicos, no sul da Cisjordânia ocupada, tem sido palco de vários ataques anti-israelitas desde o final de 2015.
A violência explodiu na Cisjordânia desde o início da guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento palestiniano Hamas, a 07 de outubro de 2023, ao sul de Israel.
Pelo menos 43 israelitas, civis e soldados, foram mortos em ataques palestinianos ou em incursões militares israelitas na Cisjordânia, indicam dados oficiais israelitas.
Ao mesmo tempo, pelo menos 1.006 palestinianos, combatentes e civis, foram mortos por soldados ou colonos , de acordo com uma contagem da agência de notícias France-Presse com base em dados da Autoridade Palestiniana.
A violência não cessou com a trégua em vigor em Gaza desde 10 de outubro.
Segundo a ONU, a Cisjordânia registou em outubro um pico de violência sem precedentes em quase duas décadas.
Leia Também: ONU só consegue dar ajuda alimentar a um terço dos necessitados em 2026













