Médicos Sem Fronteiras desafia ordem de Israel e mantém clínica em Gaza

  • 31/12/2025

A ONG adianta que o encerramento dos seus serviços está previsto para março, por ordem do governo israelita, que vetou a sua presença nos territórios da Faixa de Gaza e da Cisjordânia ocupada e alerta para o risco de centenas de milhares de pessoas ficarem sem cuidados de saúde e sem serviços essenciais.

 

Num comunicado, a coordenadora de emergências da MSF para Gaza, Claire San Filippo, advertiu que a população de Gaza precisa de mais ajuda humanitária, e não menos, e negou que o pessoal da sua organização tenha estado ligado a atividades terroristas.

San Filippo fez estas declarações horas antes de o Governo de Israel retirar, a partir do dia 01 de janeiro, as licenças a 37 ONG que operam em Gaza e também na Cisjordânia, por considerar que os funcionários dessas organizações "estiveram envolvidos em atividades terroristas".

"Desconheço os motivos da suspensão [da MSF]. O que sei é que não deveria acontecer e que estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para manter a nossa presença aqui", disse à EFE Hunter McGovern, coordenador de projetos da MSF França na capital de Gaza.

Claire San Filippo sublinhou que a MSF nunca contrataria "conscientemente pessoas que participam em atividades militares".

"Fazer publicamente tais afirmações sem provas coloca em risco o pessoal humanitário e prejudica o trabalho médico crítico", denunciou.

Após o enfraquecimento do sistema de saúde de Gaza, devido a mais de dois anos de ofensivas israelitas constantes, a clínica da MSF presta cuidados e assistência indispensáveis num território em crise, segundo relata McGovern.

"Atendemos entre 150 e 200 pacientes por dia. Tratamos ferimentos, trocamos curativos e também oferecemos serviços de fisioterapia", explica o coordenador de projetos.

Hunter McGovern acrescenta que esta assistência é, "muitas vezes vista como uma atividade ambulatória, mas salva vidas", sublinha, salientando que a clínica é um dos poucos locais do enclave palestiniano onde é possível garantir a esterilidade das ligaduras, o que previne infeções potencialmente mortais.

A MSF contribui ainda para o abastecimento de água potável numa zona de clima desértico, o que, segundo McGovern, é indispensável para manter a saúde dos seus habitantes.

De acordo com dados da MSF, só em 2025, a ONG realizou 800 mil consultas externas, tratou mais de 100 mil casos de trauma com 22.700 cirurgias, assistiu a mais de dez mil partos e distribuiu quase 700 milhões de litros de água.

A organização afirmou que os relatórios que sugerem que não cumpriu o processo de registo para continuar a operar em Gaza são imprecisos e afirma que apresentou a maior parte das informações exigidas, mas as autoridades israelitas não lhe forneceram critérios nem garantias claras.

Ainda assim, a MSF garantiu que continuará a tentar o diálogo com as autoridades de Israel para poder prestar serviços vitais e apoiar o enfraquecido sistema de saúde de Gaza.

"Sem Médicos Sem Fronteiras, não poderíamos receber cuidados médicos diariamente. Sem eles, eu não poderia ter voltado a andar normalmente", relata à EFE Jaled al Najar, de 20 anos, que sofreu ferimentos de estilhaços na perna há seis meses.

O Governo isrealita garantiu que as ONG afetadas já foram notificadas de que as suas licenças serão revogadas a partir de 01 de janeiro de 2026 e que devem encerrar as suas atividades antes de 01 de março.

Leia Também: UE adverte Israel que suspensão das ONG em Gaza impediria ajuda vital

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912081/medicos-sem-fronteiras-desafia-ordem-de-israel-e-mantem-clinica-em-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes