"Médicos que estão fora do SNS continuam a não se sentir atraídos"

  • 22/01/2026

"Os médicos que estão fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS) continuam a não se sentir atraídos por ele", lamentou o bastonário Carlos Cortes comentando à Lusa os resultados do concurso de segunda época, que terminou com o preenchimento de apenas cerca de 50 das 142 vagas abertas para especialistas de medicina geral e familiar.

 

Segundo Carlos Cortes, dos 57 novos especialistas que terminaram no final de 2025 a sua formação, cerca de dois terços ocuparam lugares disponibilizados neste concurso, mas, em relação aos médicos de família que estavam fora do SNS, apenas 12 foram colocados, o "que é muito pouco".

"A verdade é que a atração que existia há uns anos tem-se esbatido muito nestes últimos anos e os médicos, cada vez mais, optam por outras soluções, como o setor privado, a prestação de serviços ou até a emigração", alertou Carlos Cortes.

Para inverter essa situação, o bastonário defendeu que o "foco tem de ser nas condições adequadas" ao nível da carreira, da formação e de desenvolvimento de projetos para tornar o SNS atrativo, face a um setor privado que tem "apostado cada vez mais nos cuidados de saúde primários".

Carlos Cortes salientou ainda que a OM já apresentou ao Governo um pacote de 25 medidas para aumentar a fixação e a atração de médicos para o SNS, no sentido de adaptá-lo à atual realidade do trabalho que é "muito diferente da que era há décadas".

"O que constatámos é que parece não haver vontade do Ministério da Saúde de dar o impulso ao SNS para ser mais competitivo na atração desses médicos. Ao invés, a aposta do ministério tem sido nas situações de contingência", referiu.

Ao nível das condições de trabalho, o pacote de 25 medidas preconiza horários "humanizados e flexíveis", com escalas publicadas com antecedência mínima de quatro semanas, assim como o reforço da segurança e do bem-estar dos médicos, com medidas eficazes de prevenção e dissuasão da violência nos locais de trabalho.

Quanto à nova carreira, que deve iniciar-se logo no internato, a ordem defende que deve garantir um percurso previsível ao longo da vida profissional e ser transversal aos setores público, privado e social.

Outra das medidas previstas no pacote é a realização de concursos céleres, transparentes e calendarizados, tanto para o ingresso dos recém-especialistas, como para progressão nos diferentes patamares.

O documento avança também com a criação de incentivos para as áreas carenciadas, prevendo que os médicos que aceitem a colocação nesses locais beneficiem de um prémio inicial de instalação e de apoios adicionais pela permanência continuada.

Está ainda prevista a criação de pacotes de apoio logístico e social à instalação familiar, como creches, escolas e integração do cônjuge no mercado de trabalho, um modelo que "reconhece que a decisão de fixação depende tanto da qualidade de vida do médico como das condições oferecidas à sua família".

Mais de 60% das vagas para Medicina Geral e Familiar (MGF) ficaram por preencher no concurso de segunda época, que terminou com a ocupação de 50 das 142 abertas, segundo dados a que a Lusa teve acesso.

Em 2025, no total dos dois concursos realizados para contratação de médicos recém-especialistas em MGF, foram ocupadas 281 vagas, o que permitiu a atribuição de médico de família a mais 435.550 utentes.

Segundo o portal da transparência do SNS, em novembro de 2025, estavam inscritos nos cuidados de saúde primários mais de 10,7 milhões de utentes, número que tem vindo a aumentar consistentemente desde março de 2024, e cerca de 1,5 milhões não tinham médico de família atribuído.

Leia Também: Saúde: Mais de 60% das vagas por preencher em Medicina Geral e Familiar

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2924486/medicos-que-estao-fora-do-sns-continuam-a-nao-se-sentir-atraidos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes