McDonald's ou peru? Robert F. Kennedy criticado por alterar fotografia
- 29/11/2025
O secretário da Saúde norte-americano, Robert F. Kennedy Jr., está a ser criticado na internet por ter alterado um fotografia sua junto de Donald Trump, Elon Musk e outros, a bordo do Air Force One, onde surgem sentados a desfrutar de uma refeição no Dia de Ação de Graças... só que, na imagem real, não era um peru em cima da mesa, mas sim McDonald's.
Robert F. Kennedy Jr. aproveitou o feriado norte-americano para partilhar, na quinta-feira, uma fotografia nas suas redes sociais com a legenda: "Feliz Dia de Ação de Graças." No entanto, os internautas não acharam piada ao facto de a imagem não corresponder à realidade.
A foto original - que pode ver mais abaixo - foi tirada em 2024 e, na altura, publicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após ter vencido as eleições.
Donald Trump, Elon Musk, Robert F. Kennedy Jr., Mike Johnson surgem sentados à mesa a comer hambúrgueres da famosa cadeia de restaurantes McDonald's.
No entanto, na foto partilhada agora por Kennedy, a refeição não é a mesma, mas sim pratos típicos do Dia de Ação de Graças, entre eles o famoso peru.
Foto original
© Reprodução X/ Donald TrumpO secretário da Saúde foi assim alvo de críticas por ter alterado a imagem, com comentários alusivos à sua iniciativa "Make America Health Again" (MAHA, sigla em inglês).
"Tão falso quanto o seu conhecimento médico", escreveu um internauta. Já outro disse: "Tão bizarro... Porque vive numa mentira?"
"Da próxima vez, tente usar uma fotografia verdadeira, não uma criada por software. Isso explica porque é que as pessoas questionam o que é ou não verdadeiro. Em que é que se pode confiar?", escreveu outro usário da rede social X.
De notar que, numa entrevista recente à revista The Atlantic, Kennedy foi questionado acerca da sua perspectiva em relação à saúde e como o uso de bronzeamento artificial e nicotina se alinha com a ideologia da MAHA.
"Não estou a dizer às pessoas que devem fazer o que eu faço. Apenas digo, estejam em forma", respondeu.
Recorde-se que Donald Trump nomeou Robert F. Kennedy Jr. para o cargo de secretário da Saúde e dos Serviços Humanos em novembro do ano passado.
A decisão teve como objetivo "tornar a América grande e saudável de novo", destacou o presidente eleito dos Estados Unidos.
Robert F. Kennedy Jr., note-se, chegou a ser candidato independente à Casa Branca, mas desistiu em agosto e anunciou o seu apoio a Donald Trump, acusando os democratas de se terem tornado no partido da censura e das guerras eternas.
"Prometi que iria sair da corrida se me tornasse um empecilho", afirmou, na altura, o ex-democrata, sobrinho do presidente John F. Kennedy. "Já não acredito que tenho um caminho para a vitória", frisou.
Kennedy disse também que queria salvar "milhões de crianças" que sofrem com doenças crónicas devido à "corrupção" das agências governamentais, que numa futura administração com Trump ele irá encher de médicos que não estão dependentes de grandes farmacêuticas.
"Vamos trazer comida saudável de volta aos almoços escolares", prometeu, dizendo também que vão acabar com os subsídios a alimentos nocivos.
Leia Também: Paracetamol e autismo? Kennedy diz que alertou Trump para ser cauteloso














