Mau tempo. Segurança de casas vazias ou de emigrantes preocupa população

  • 02/02/2026

"Ali é uma casa de uma senhora que foi para França. Não sabemos quem tem o contacto dela, já avisámos a junta, mas qualquer dia vai haver assaltos", afirmou Maria dos Santos, moradora em Casal do Mata, perto de Dornes, Tomar.

 

Jans é holandês e olha com simpatia a preocupação da vizinha. "Na Holanda é tudo muito diferente, as pessoas isolam-se, aqui toda a gente vai dizer alguma coisa a alguém", explica.

As câmaras têm registado o roubo de cobre dos cabos de eletricidade e de combustíveis dos geradores, mas os furtos em casas não têm sido muito evidentes.

"Neste momento, temos de definir prioridades, que agora são as pessoas", explica Bruno Gomes, presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere.

A autarquia está a referenciar os idosos isolados e as pessoas que necessitam de apoio, depois segue-se o levantamento dos danos de casa de primeira habitação e só depois os restantes casos.

"Não é possível fazer tudo", mas as autoridades estão "atentas à segurança", prometeu, salientando que a vigilância tem sido reforçada.

A dezenas de quilómetros de Ferreira do Zêzere, em Rio de Couros (Ourém), José Pinto ouviu falar em roubos de casas.

"As pessoas entram pelos buracos e vão lá buscar coisas. Anda por aqui muita gente estranha", diz à Lusa, depois de pedir identificação jornalística.

Suspeitas semelhantes teve Bruno, morador na Serra, Tomar. "O senhor diz que é jornalista? Identifique-se que não gostamos de gente de fora nestas altura".

Mais sossegado, explicou que "há cada vez mais conversas de burlas, gente que se apresenta como se fosse da segurança social, junto de velhotes ou então roubos em casas".

O mais grave são as casas dos emigrantes, insiste Sónia Lopes, de Castelões (Ourém).

"É uma tristeza o que se vê aqui. Ali é uma casa de um emigrante, coitado, nem deve saber que o telhado está aberto assim, à chuva", aponta.

Perto de Dornes, aldeia turística do Zêzere, onde vive há dois anos, o holandês Jans minimiza as preocupações, enquanto passeia o cão, apesar da chuva.

Na aldeia, há algumas casas com telhas partidas e uma com o portão derrubado pela árvore, com sinais de que os donos ainda não foram ver os imóveis desde a madrugada de quarta-feira da semana passada.

"Podem existir alguns casos [de assaltos], mas isto é o paraíso. Olhe para isto", diz, apontando para a encosta, agora de pinheiros e eucaliptos dobrados pelo vento, até fazer quase um tapete verde encostado ao chão.

Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros. 

Leia Também: Capitania do Funchal cancelou o aviso de mau tempo para a Madeira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2931355/seguranca-de-casas-vazias-ou-de-emigrantes-preocupa-populacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes