Mau tempo: Reparações? Eis as recomendações da Proteção Civil

  • 03/02/2026

Com a passagem da depressão Kristin, na semana passada, várias pessoas ficaram com as suas habitações destruídas, nomeadamente, muitas ficaram sem telhados. Até ao momento, já foram confirmadas três mortes devido a quedas enquanto reparavam o telhado. 

 

Desta forma, as autoridades recorreram às suas redes sociais para deixarem alguns alertas à população, por forma a evitar que corram riscos.

"Depois da tempestade, muitos espaços precisam de reparações (telhados, fachadas, ...) para proteger pessoas e bens. Mas, a necessidade de agir rapidamente pode envolver riscos elevados, especialmente quando os trabalhos são feitos em altura ou em estruturas instáveis", pode ler-se numa publicação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Assim, antes de qualquer reparação deve verificar se "a estrutura de apoio não range nem cede", se "está alguém em baixo com o telemóvel operacional", se "existe um ponto de apoio secundário (corda, corrimão), se "o piso está seco e livre de obstáculos ou resíduos escorregadios" e se "as condições meteorológicas permitem fazer a reparação em segurança". 

Quais as medidas de prevenção essenciais?

Desde logo, "evite subir a telhados, árvores ou estruturas instáveis", assim como "não utilize escadas improvisadas ou danificadas" e "evite trabalhar sozinho, especialmente em reparações de maior risco". 

"Evite fazer trabalhos durante os períodos de vento e/ou chuva forte" e "verifique que o piso oferece segurança e não está escorregadio". Por fim, "sempre que possível, aguarde por profissionais ou apoio especializado". 

De recordar que, no sábado, dois homens morreram ao caírem de um telhado que estavam a reparar, um no concelho da Batalha e outro em Alcobaça. Já na segunda-feira, registou-se uma nova vítima mortal, um homem que estava a reparar um telhado em Porto de Mós.

Depressão Leonardo chega já esta tarde

A depressão Leonardo vai afetar Açores, Madeira e Portugal continental, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que já emitiu avisos meteorológicos laranja e amarelo, nomeadamente de precipitação, neve, rajada de vento e agitação marítima.

Em comunicado, o IPMA refere que as "ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental a partir da tarde de dia 3 e até dia 7", trazendo "precipitação persistente e por vezes forte, queda de neve, vento forte e agitação marítima forte".

A depressão, que irá afetar em primeiro lugar os Açores, vai começar a fazer-se sentir no continente com a aproximação ao Baixo Alentejo e Algarve de um sistema frontal, a partir do final da tarde de amanhã, com "precipitação persistente e por vezes forte e rajadas de vento que podem atingir 75 km/h no litoral a sul do Cabo Mondego e 95 km/h nas terras altas".

Na quarta-feira, este sistema frontal irá estender-se gradualmente às restantes regiões do continente, prevendo-se que "o período com valores acumulados de precipitação mais elevados e vento mais intenso seja na noite de 4 para 5", ou seja, de quarta para quinta-feira.

Depois, a chuva passará gradualmente a regime de aguaceiros, "que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, com queda de neve acima de 1500/1600 metros, baixando gradualmente a cota para 1200/1400 metros, e com enfraquecimento temporário do vento entre a tarde de dia 5 e a manhã de dia 6", adianta o IPMA.

Vem aí a depressão Leonardo. Em 5 dias, traz chuva equivalente a um mês

Vem aí a depressão Leonardo. Em 5 dias, traz chuva equivalente a um mês

Nova tempestade traz chuva, neve, vento forte e agitação marítima forte a Portugal a partir da tarde de terça-feira e até ao próximo sábado. Nas regiões montanhosas do Norte e Centro, os valores acumulados de precipitação podem atingir 150 a 250 mm (litros/m2) nesses cinco dias.

 Tomásia Sousa | 19:08 - 02/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2931922/mau-tempo-reparacoes-eis-as-recomendacoes-da-protecao-civil#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes