Mau tempo: Mais de 100.000 pessoas retiradas no noroeste de Marrocos

  • 04/02/2026

A Direção-Geral de Meteorologia (DGM) emitiu na terça-feira um alerta vermelho, prevendo chuvas intensas, por vezes tempestuosas, com acumulações de até 100 a 150 milímetros em alguns locais.

 

Segundo o ministério, dado o "perigo e a extensão dos danos esperados", um total de 108.423 pessoas foram retiradas entre sexta-feira e a manhã de hoje na província de Larache, localizada a menos de 100 quilómetros a sul de Tânger, e em áreas vizinhas.

Um número que mais do que duplicou em 24 horas, com as autoridades a reportarem cerca de 50.000 pessoas retiradas na terça-feira.

A maioria dos envolvidos provém da localidade agrícola de Ksar El Kebir (com 120.000 habitantes), onde, segundo as autoridades, 85% da população abandonou a área, seja como parte das evacuações decididas pelas autoridades ou por iniciativa própria.

Também foram retiradas pessoas em províncias vizinhas localizadas nas planícies de Loukkos e Gharb, na foz dos rios Loukkos e Sebou, no Oceano Atlântico, entre as mais importantes do país.

A barragem de Oued El Makhazine, a cerca de dez quilómetros de Ksar El Kebir, atingiu uma taxa histórica de enchimento de 146,85%, informou hoje o Ministério do Equipamento e Água.

Dada a situação, "foram realizadas operações preventivas e de libertação gradual" de água, afirmou.

Perante os riscos meteorológicos, as autoridades suspenderam as aulas em várias cidades e apelaram à população para que respeite "rigorosamente" as instruções de retirada "para preservar vidas humanas".

Em meados de dezembro, 37 pessoas morreram em Safi, na costa atlântica, durante cheias repentinas, o maior número na última década devido ao mau tempo no país.

Em Marrocos, os abastecimentos de água registados nos últimos cinco meses excederam a média anual dos últimos dez anos, indicou o Ministério da Água à agência France-Presse (AFP) no final de janeiro, enquanto o país sofre de uma seca severa há sete anos.

Leia Também: Mais de 50.000 pessoas retiradas devido a inundações no norte de Marrocos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932853/mau-tempo-mais-de-100000-pessoas-retiradas-no-noroeste-de-marrocos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes