Mau tempo. IC10 encerrado para avaliação técnica da Ponte Salgueiro Maia
- 05/02/2026
De acordo coma nota, o encerramento é temporário e visa permitir "a avaliação técnica do tabuleiro da ponte", estando o processo a ser acompanhado pelas entidades competentes.
Para quem circula entre Santarém e Almeirim, o município indica que o acesso alternativo disponível é a Ponte D. Luís, que garante a ligação entre as duas margens do Tejo enquanto decorrem os trabalhos.
A autarquia refere que "serão prestadas novas informações assim que existirem atualizações", apelando aos automobilistas para utilizarem os percursos alternativos e acompanharem a informação oficial.
Entretanto, a empresa municipal Viver Santarém decidiu encerrar todas as instalações desportivas municipais e cancelar as atividades dos projetos Toca a Nadar, Viva Mais e Escola de Atividades Aquáticas de Santarém, devido às condições climatéricas adversas e aos alertas emitidos pela Proteção Civil.
Em comunicado, a empresa municipal refere que a medida, tomada "em articulação com o seu acionista, o município de Santarém", é justificada por um "ato de responsabilidade e salvaguarda da segurança de todos", referindo que o encerramento aplica-se a partir de hoje, quinta-feira, dia 05 de fevereiro, até domingo, dia 08 de fevereiro.
A decisão abrange todos os equipamentos desportivos geridos pela Viver Santarém, assim como as atividades regulares dos programas municipais ligados à natação e às atividades aquáticas. A empresa agradece "a compreensão de todos os utilizadores" e sublinha que a medida será acompanhada de forma permanente em articulação com as entidades competentes
Doze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
[Notícia atualizada às 17h06]
Leia Também: Cinco pessoas retiradas de prédio em Lisboa após queda de talude













