Mau tempo: Figueiró dos Vinhos pede mão-de-obra e geradores
- 30/01/2026
Nas redes sociais, o Município de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, anunciou hoje nas redes sociais que "as escolas do concelho permanecerão encerradas até quarta-feira, dia 07 de fevereiro, inclusive".
Na publicação, apelou também "à solidariedade para a necessidade urgente de mão-de-obra para apoio na reparação das coberturas das habitações (pedreiros, serventes e outros)" e ainda "geradores e materiais de construção", como telhas, cimento ou plásticos.
O executivo municipal liderado por Carlos Lopes escreveu ainda que informações sobre a solidariedade serão realizadas "através de mensagem privada pela página do Facebook do Município" de Figueiró dos Vinhos.
A Câmara informou também que as "vias principais do concelho estão desobstruídas, sendo possível a circulação entre todas as freguesias e lugares".
E o Mercado Municipal de sábado "estará aberto ao público no horário normal de funcionamento, como forma de apoio à população no acesso aos bens de primeira necessidade".
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
Leia Também: Salvaterra de Magos com espaços para pessoas sem luz e comunicações













