Mau tempo deixa 10 mil clientes sem luz (a maioria nestas regiões)
- 27/01/2026
"A E-Redes tem mobilizados 400 operacionais no terreno, tendo todas as equipas mobilizadas para um reforço para fazer face a eventuais agravamentos no impacto na rede de distribuição", indica a empresa.
Num comunicado anterior, às 9h, a empresa tinha indicado que oito mil clientes estavam sem energia por causa das condições meteorológicas adversas.
Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Joseph com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitido vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, durante o dia de hoje haverá uma acalmia, mas o estado do tempo vai agravar-se a partir das 00h00 de quarta-feira.
O instituto emitiu aviso vermelho, o mais grave, para os distritos do Porto, Aveiro e Coimbra entre as 3h e as 6h, prevendo-se ventos com rajadas da ordem dos 140 quilómetros por hora (km/h).
Sob aviso vermelho por causa do vento com rajadas da ordem dos 140 km/h estão também os distritos de Viseu, Guarda e Braga entre as 5h e as 9h de quarta-feira.
Os restantes distritos do continente vão estar sob aviso laranja por causa do vento forte com rajadas de 100 km/h, podendo chegar aos 120 km/h nas terras altas.
O IPMA emitiu também aviso vermelho entre as 3h e as 21h de quarta-feira para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com sete a oito metros, que podem atingir 14 metros de altura máxima.
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco vão estar também sob aviso laranja e Aveiro a amarelo a partir das 12h de hoje e até às 6h de quarta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros.
O IPMA colocou também todos os distritos (18) de Portugal continental sob aviso amarelo entre as 3h e as 9h de quarta-feira por causa da chuva por vezes forte.
O estado do tempo deverá melhorar a partir da manhã de quarta-feira.
Os Açores e a Madeira estão também com vários avisos meteorológicos.
Leia Também: AO MINUTO: Milhares sem luz; Douro? "Temos de ter todos os cuidados"













