Matheus Reis falha ou não jogo com o FC Porto? Brasileiro conhece castigo
- 29/01/2026
A secção profissional do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu a conhecer, no decorrer da tarde desta quinta-feira, o mapa de castigos relativo aos jogos da última jornada do campeonato português, a 19.ª ronda, com destaque para o castigo que foi aplicado a Matheus Reis.
O organismo decidiu aplicar dois jogos de castigo ao ala brasileiro do Sporting, que foi expulso na partida do passado sábado em Arouca, na sequência dos festejos do golo da vitória dos leões marcado pelo colombiano Luis Suárez.
Desta forma, Matheus Reis vai assim falhar as partidas com o Nacional, para a vigésima jornada da I Liga, no próximo domingo, e com o AVS, para os quartos de final da Taça de Portugal. O ala esquerdo fica, dessa forma, disponível para o escaldante Clássico do Dragão, com o FC Porto.
De acordo com o mapa de castigos do CD da FPF, Matheus Reis, que já tinha sido substituído por Rui Borges, saltou do banco de suplentes nos festejos e acabou por ser punido por injúrias e ofensas à reputação, , ao dirigir-se de forma menos apropriada ao banco de suplentes da equipa adversária.
Segundo o relatório do árbitro Hélder Carvalho, Matheus Reis gritou "chupem c******", enquanto fez dois 'manguitos', uma ação que lhe valeu a expulsão. Seguiu-se um novo momento que agravou o castigo, quando o brasileiro se encaminhava para o túnel de acesso aos balneários. "Quando se dirigia para o túnel de acesso foi em direção do 4 árbitro e confrontou de forma bastante exaltada dizendo: 'vocês tão malucos porra'", garante ainda o mapa de castigos.
Além da suspensão por dois jogos, Matheus Reis foi multado em 2.754 euros. Quem também teve uma multa, neste caso mais pesada, foi o Sporting. O clube de Alvalade foi punido em 4.588 euros, um castigo que surge na sequência de um atraso no regresso dos balneários (2.040 euros) e maus comportamento dos adeptos (2.548 euros).
Luís Neto, adjunto de Rui Borges, também recebeu uma coima por ter entrado em campo para celebrar o golo leonino.
"Ao minuto 90+6, após a equipa do Sporting ter obtido um golo, o agente desportivo com a licença nº 20719, Luís Neto, inscrito no Modelo P, como técnico de apoio ao aquecimento, (no quadro de elementos de apoio ao jogo staff técnico com acesso e permanência na zona técnica até ao início e intervalo do jogo), surgiu no túnel de acesso ao relvado e entrou mesmo dentro do retângulo de jogo, para se juntar aos restantes elementos da equipa, na celebração do golo", pode ler-se no mapa de castigos.
O clube de Alvalade ainda foi alvo de um inquérito relativo ao jogo com Casa Pia, relativo à 18.ª jornada.














