Mateus Fernandes explica como empurrou Luís Guilherme para o Sporting
- 10/02/2026
O Sporting contratou, no último mercado de inverno, Luís Guilherme e Souleymane Faye para reforçar o plantel às ordens de Rui Borges, tendo contado com um importante aliado na hora de convencer o extremo brasileiro a deixar o West Ham. Mateus Fernandes, médio português dos hammers, fez questão de aconselhar o então colega de equipa e até o ajudou na mudança para Portugal.
"Ele, na altura, falou-me do interesse do Sporting. Óbvio que ficou super entusiasmado. Tentei logo orientá-lo em termos de casa, de como é que era o dia a dia em Portugal. Mesmo sobre a pressão dos adeptos e como era a Liga", começou por revelar Mateus Fernandes, em declarações à DAZN Portugal.
"Como lhe disse, acho que a Liga portuguesa é o melhor campeonato na Europa para um jovem que precisa de confiança ou precisa de minutos. A jogar num Sporting, ou num grande, vais estar sempre com bola, vais ter muitos momentos de finalização e muitos momentos de ataque. É algo que podes vir a ganhar. Ele também nunca tinha feito um golo. Vai ajudar muito em termos de confiança", explicou, desvendando as outras vantagens de trocar Inglaterra por Portugal.
"Depois também é a língua. É uma língua que ele conhece, a cultura é praticamente a mesma. O balneário é fantástico. O clube, neste momento, tem todas as condições para os jogadores. Portanto, disse-lhe que se tivesse essa oportunidade em cima da mesa, que nem pensasse duas vezes. Ele não pensou e agora está lá", atirou, sorridente, Mateus Fernandes.
Luis Guilherme ouviu o Mateus e rumou aos Leões 🦁
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) February 10, 2026
𝐎𝐟𝐞𝐫𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝟒 𝐌𝐄𝐒𝐄𝐒 𝐜𝐨𝐦 𝟓𝟎% 𝐝𝐞 𝐃𝐄𝐒𝐂𝐎𝐍𝐓𝐎 https://t.co/xH961Xvy2g#DAZNPremier #DAZNChampions pic.twitter.com/AWD3JB39GI
Estreia a marcar em Alvalade
Luís Guilherme chegou ao Sporting em janeiro e Rui Borges fez questão de salientar que trata, acima de tudo, de uma aposta de futuro. No entanto, os números provam que o treinador dos leões não perdeu tempo em dar oportunidades ao jogador que passou pelas mãos de Abel Ferreira no Palmeiras.
Depois de se ter estreado na meia final da Taça da Liga frente ao Vitória SC, na condição de suplente utilizado, Luís Guilherme saltou para a titularidade no jogo seguinte, diante do Casa Pia.
O ex-West Ham foi somando bons apontamentos e voltou a ser titular contra Arouca, Nacional e AVS. Foi precisamente contra a formação da Vila das Aves, nos quartos de final da Taça de Portugal, que o extremo de 20 anos se estreou a marcar, desfazendo o nulo ainda na primeira parte, num lance em que parte da direita para o meio e atira cruzado à baliza do AVS.
No jogo seguinte, diante do FC Porto, Rui Borges optou por relegar Luís Guilherme para o banco de suplentes, mas o jogador brasileiro continua a merecer a confiança do treinador, que o colocou em ação no Estádio do Dragão na hora de ir em busca do empate, que acabaria mesmo por chegar por intermédio do inevitável Luis Suárez.
Investimento de 14 milhões de euros... fixos
Luís Guilherme foi oficializado como reforço do Sporting logo nos primeiros dias de 2026, tendo assinado um contrato válido até 2030.
Por sua vez, a SAD liderada por Frederico Varandas pagou 14 milhões de euros fixos ao West Ham, mas este montante pode chegar aos 17 milhões mediante o rendimento do jogador canarinho em Alvalade.














