Maserati e Peugeot apresentam avanços da Stellantis na condução autónoma
- 12/12/2025
Presente no Hi-Drive, a Stellantis apresentou dois veículos laboratório (Living Lab) para soluções de condução autónoma - um Maserati e um Peugeot.
No evento final do projeto europeu Hi-Drive, recentemente realizado em Bruxelas, o conglomerado aproveitou para apresentar as suas tecnologias mais atuais em dois veículos que são laboratórios vivos das suas soluções.
Um Maserati Levante de 2018 serviu para demonstrar as capacidades de comunicação V2X e de mapeamento de alta definição. Estas tecnologias apoiam os avisos em tempo real e o reconhecimento de sinalização rodoviária.
Quanto ao Peugeot E-2008 adaptado, está equipado com oito LiDARs, nove câmaras, quatro radares e conectividade V2X de curto alcance. Estes recursos permitem recolher os dados ao seu redor a 360º, que são depois utilizados para validar as funções automatizadas em condução urbana.
Atualmente, a Stellantis trabalha em comunicações celulares de curto alcance e 5G, que vão ser essenciais em futuros automóveis autónomos. Por outro lado, tem projetos na área dos táxis autónomos de nível 4, sem condutor, com base nas plataformas Stellantis AV-Ready.
Um deles é em parceria com a Pony.ai e outro numa colaboração que envolve a Nvidia, Uber e Foxconn. Por outro lado, na última terça-feira (9 de dezembro) anunciou um memorando de entendimento para colaborar e disponibilizar veículos autónomos à Bolt.
A vice-presidente de investigação tecnológica na Stellantis, Anne Laliron, explicou num comunicado a importância de desenvolver sinergias: "O Hi-Drive é um excelente exemplo de inovação aberta, dando-nos a oportunidade de desenvolver e testar tecnologias de condução automatizada com parceiros europeus de renome. Ao trabalharmos em conjunto podemos oferecer soluções práticas e fiáveis que tornam a mobilidade diária mais segura e fácil para todos".














