Marta terá "impacto", mas "não tem nada a ver" com Kristin. Que esperar?

  • 06/02/2026

Com mais uma depressão, denominada Marta, a chegar a Portugal já no sábado, os alertas e pontos de situação têm vindo acontecer ao longo do dia. Face a este novo fenómeno, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada referiu, esta sexta-feira que a situação "não tem nada a ver" com a tempestade Kristin, mas que ainda assim terá impacto e preveem-se rajadas de até 120 km/h.

 

De acordo com o que explicou à SIC Notícias, "vai haver um agravamento a partir do final da madrugada e início da manhã [de sábado], principalmente nas regiões Centro/Sul e diria que principalmente nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, embora o distrito de Leiria não esteja salvaguardado. É a norte do sistema, mas não está salvaguardado."

De acordo com Maria João Frada, pode esperar-se uma "intensificação do vento", que será inicialmente no quadrante sul e vai intensificar na altura acima referida, mas "o período pior será entre as 8h/9h" e até ao meio-dia, com possibilidade de este pior período se estender até às 15 horas.

"Preveem-se rajadas na ordem dos 100 ou 120 km/h, nos distritos do Litoral, principalmente de Lisboa para baixo, inclusive. Por isso: Lisboa, Setúbal, Beja, Faro. O distrito de Leiria não está salvaguardado, por isso poderá ter rajadas desta ordem de grandeza. E as Terras Altas com a mesma ordem de grandeza. E mesmo terras mais baixas, no interior da Região Sul, não está salvaguardado. São rajadas consideráveis", detalhou.

Kristin? "Não tem nada a ver"

Note-se que, ao início desta tarde, a ministra do Ambiente e da Energia, Maria Graça Carvalho, mostrou-se preocupada com o fenómeno que estava para chegar, dizendo: "Tivemos cinco tempestades seguidas, com muita, muita chuva. E, aproxima-se uma nova que é igualmente difícil, chamada Marta, muito, muito difícil, que vai entrar pelo Sul, da zona de Sines a Lisboa, de acordo com as previsões do momento, vai abranger a bacia do Sado, o Tejo e seguir para o Mondego. Portanto, muita preocupação em relação ao Sado, Alcácer do Sal, que já está muito marterizado", explicou, deixando um "abraço a todas as pessoas daquela região".

"Vamos ver como é que se vai passar com esta depressão", notou ainda.

Já a especialista do IPMA referiu que "porque os terrenos já estão completamente saturados e está tudo completamente saturado e empapado, pode dar mais estragos ainda. Pode haver estruturas nos distritos afetados pela Kristin que não estejam devidamente resguardados e protegidos. Havendo este vento é natural que haja deslizamento de terras, derrocadas e quedas de árvores. Mas isto não tem nada a ver com a Kristin."

Marta terá "impacto"... mas e o futuro?

Maria João Frade  explicou que a Kristin "um fenómeno extremo e raro" e "espero que este ano não haja nada igual." "A depressão Marta tem características completamente diferentes da Kristin, não tem nada a ver", considerou, notando que este fenómeno que aí vem não será para desvalorizar, dado que virá a ter "impacto."

"O que se pode dizer é que estamos nos limites em termos de precipitação", afirmou, dizendo que no domingo, em princípio, não haverá chuva forte.

"Aparentemente, parece que os modelos nos indicam que a partir de 13, 14, 15, o anticiclone dos Açores que tem estado completamente cá para baixo, e não consegue impedir a passagem de ondulações frontais começa a crescer para Norte em relação ao território do continente e se for verdade esse cenário, começa a impedir a passagem dos sistemas frontais e então vai proteger pelo menos as regiões mais a sul da precipitação. Se esse cenário for assim, grande parte do território ficará já com um tempo muito melhor. Tirando o episódio de amanhã, não virão, à partida, dias com muito mais vento", explicou.

Leia Também: Tempestade Marta atingirá bacias dos rios Sado, Tejo e Mondego

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934689/marta-tera-impacto-mas-nao-tem-nada-a-ver-com-kristin-que-esperar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes