Marrocos recorre às bolas paradas para seguir para as 'meias' do CAN
- 09/01/2026
Marrocos tornou-se, esta sexta-feira, no segundo semifinalista da Taça das Nações Africanas (CAN), ao afastar Camarões, com uma vitória, por 2-0, em Rabat, Marrocos.
Com mais de 60 mil adeptos presentes nas bancadas, assistiu-se um jogo aguerrido, com vários duelos físicos entre os jogadores. Em termos de criações claras de golo, essas foram escassas. A bola parada voltou a fazer a diferença para abrir o marcador. Aos 26', Marrocos chegou à vantagem na sequência de um canto. Hakimi colocou a bola na cabeça de El Kaabi, que subiu nas alturas. O desvio fundamental para o fundo das redes pertenceu a Brahim Diaz. Foi o quinto golo do avançado do Real Madrid, melhor marcador, neste momento, da competição.
Em tempo de compensação, o avançado El Kaabi teve oportunidade para dilatar o resultado, mas o remate, de pé esquerdo, não atingiu o alvo pretendido. Os Camarões, da estrela Bryan Mbeumo, terminam a primeira parte sem qualquer remate enquadrado com a baliza defendida por Bono.
Na etapa complementar, Marrocos voltou a ser perigoso na bola parada. Novo canto cobrado por Hakimi para a cabeçada de Abde Ezzalzouli ao primeiro poste. A bola bateu nas redes de fora da baliza. Passou o susto para o guardião Devis Epassy. Empurrados pelos ruidosos adeptos, os locais quase gritaram golo aos 62'. Valeu o corte providencial em cima da linha de Samuel Kotto.
Aos 72', melhor oportunidade para os Camarões. Na sequência de um canto, Bryan Mbeumo descobriu ao segundo poste N'Koudou, que, além de ter chegado um pouco tarde ao lance, não acertou com a força devida na bola.
Na resposta, aos 74', o recinto Stade Prince Moulay Abdallah veio abaixo. Livre lateral cobrado por Abde Ezzalzouli para um pequeno desvio de um jogador adversário, que tirou completamente Danny Namaso, do FC Porto, do lance. Ismael Saibari recolheu o esférico, ao segundo poste, e atirou cruzado para o fundo das redes.
Até ao apito final, a boa organização defensiva dos locais foi vital para assegurar o apuramento. Marrocos aguarda agora por adversário, que vai sair do jogo entre Argélia e Nigéria, este sábado.
Em 20 presenças, Marrocos, presente no Mundial'2026, só venceu por uma vez este torneio, ao passo que Camarões tem quatro conquistas.
Atenção, Sporting. Diomande discute apuramento este sábado
Neste sábado, Egito e Costa do Martim medem forças, a partir das 19 horas (horário de Portugal Continental). Este será um jogo que dirá muito ao universo do Sporting, dada a presença de Ousmane Diomande na comitiva marfinense, atual campeã em título.
O defesa-central dos leões, bicampeões nacionais, não tem presença garantida no onze, ao contrário do defesa-esquerdo Konan, do Gil Vicente. Quem vencer esta partida terá encontro marcado com o Senegal na fase seguinte.














