Marques Mendes saúda Ventura mas diz que são "radicalmente diferentes"

  • 17/09/2025

"Saúdo a candidatura de André Ventura, como saúdo, democraticamente, todas as candidaturas, mas os objetivos das duas candidaturas são radicalmente diferentes. André Ventura concorre para representar uma parte dos portugueses. Eu candidato-me para representar todos os portugueses", declarou Marques Mendes durante uma visita à Base das Lajes, na ilha da Terceira, nos Açores.

 

Marques Mendes, que está de visita aos Açores, lembrou também que, do ponto de vista da atitude, a candidatura que encabeça, à presidência da República, que tem o apoio do PSD, é "completamente diferente" da de André Ventura.

"A minha candidatura é a candidatura do anti-radicalismo, é a candidatura da moderação, é a candidatura do centro, é a candidatura da experiência e da unificação de todos os portugueses", insistiu o candidato, adiantando que está nesta corrida a Belém com o objetivo de "unir" e não de "dividir".

Durante a visita à base aérea utilizada pelos norte-americanos nas Lajes, na ilha Terceira, Marques Mendes foi também confrontado pelos jornalistas, sobre a necessidade ou não de uma revisão do acordo bilateral, entre Portugal e os Estados Unidos da América, relativamente às contrapartidas pela utilização daquela estrutura militar.

"Há poucos anos, vivia-se um certo pesadelo na Região Autónoma dos Açores, e também no país, com a hipótese de os americanos poderem encerrar o seu destacamento militar na Base das Lajes", recordou o candidato do PSD, lembrando que "esse pesadelo, felizmente, passou" e que as notícias "são, agora, muito positivas".

No seu entender, os conflitos militares no Médio Oriente, entre Israel e a Palestina, e a guerra na Europa de Leste, entre a Rússia e Ucrânia, vieram dar uma nova "importância geoestratégica" à Base das Lajes, que antes não tinha.

"A presença americana nas Lajes está sólida, é necessária, tem uma importância que não tinha e, por isso, os açorianos, e os portugueses, devem ficar felizes", sublinhou Marques Mendes, que entende não existir "prioridade", nesta altura, para uma revisão do acordo da Base das Lajes, que considera que, a ocorrer, seria como "dar tiros nos pés".

André Ventura entra na corrida a Belém:

André Ventura entra na corrida a Belém: "Não desejei ser candidato"

André Ventura disse que "não era seu desejo" avançar com uma candidatura para Belém, mas justificou que esta seria também uma forma de liderar a oposição. O líder do Chega teceu críticas aos candidatos.

Ana Teresa Banha com Lusa | 17:22 - 16/09/2025

Leia Também: Do "pior do sistema" ao "radicalismo": As reações ao candidato Ventura

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2855241/marques-mendes-sauda-ventura-mas-diz-que-sao-radicalmente-diferentes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes