Marques Mendes quer instituir reuniões regulares com Governos Regionais
- 18/12/2025
"A partir do dia 09 de março, ou seja, se tiver a confiança dos portugueses, eu vou instituir reuniões periódicas e regulares ao longo do ano com ambos os presidentes dos governos regionais, da Madeira e dos Açores, para melhor ir conhecendo de forma atualizada os problemas das duas regiões", afirmou Luís Marques Mendes.
O candidato falava na rua Dr. Fernão de Ornelas, uma das mais movimentadas do Funchal, onde esteve hoje em contacto com a população, acompanhado do presidente do Governo da Madeira e líder do PSD/regional, Miguel Albuquerque, de quem tem o apoio, e de outros membros do partido na região.
Antes, o candidato esteve na Assembleia Legislativa da Madeira, com a presidente do parlamento madeirense, Rubina Leal, e depois teve um encontro com Miguel Albuquerque na Quinta Vigia, a residência oficial do Governo Regional (PSD/CDS-PP).
Marques Mendes salientou que esta é uma das "várias ideias" que tem apresentado, "sempre dentro dos poderes presidenciais", sublinhando que pretende, com estes encontros regulares, utilizar a sua "magistratura de influência" e "ajudar a desbloquear problemas que se arrastam no tempo".
"Porque é que eu assumo este compromisso? O país quer ideias concretas, o país está farto de diagnóstico, o país quer ideias claras, o país não quer generalidades ou até banalidades", vincou.
"Eu estou a comprometer-me relativamente à autonomia regional com uma ideia concreta que eu acho que é uma ideia que pode ser útil para ajudar a dar outra dinâmica na resolução de problemas das regiões autónomas", reforçou o candidato presidencial apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP.
Marques Mendes foi ainda questionado sobre declarações de Miguel Albuquerque, segundo as quais os candidatos fazem promessas nas visitas à região e depois da campanha esquecem-se, ao que respondeu que nunca teve "uma promessa não cumprida" relativamente à Madeira.
"Eu não sou da autonomia regional agora recentemente porque sou candidato presidencial. Acho que em toda a minha vida política, e mesmo comentador, fui um defensor da autonomia regional", acrescentou.
Leia Também: Questões sobre rendimentos? "Baixa um bocadinho o nível da campanha"













