Marques Mendes e Catarina Martins: "Perigo" e "instabilidade"? O debate

  • 12/12/2025

Num frente a frente transmitido na RTP, o primeiro tema abordado pelos dois candidatos foi o pacote laboral apresentado pelo Governo, um dia a seguir à greve geral convocada pela UGT e CGTP, com Catarina Martins a argumentar que o executivo se colocou num "beco sem saída", "está nas mãos do Chega" e deve retirar a proposta, antes de lançar um desafio a Marques Mendes: "Ouvi dizer que tem reservas sobre este pacote laboral, o que é que mudava?".

 

Na resposta, o candidato presidencial apoiado pelo PSD e CDS disse não querer pronunciar-se sobre o que mudava em concreto na lei por considerar que quem tenciona verdadeiramente ser Presidente da República "não deve intrometer-se numa negociação", antes de deixar uma 'farpa' a Catarina Martins.

"Ninguém sabe numa eleição quem ganha ou quem perde - temos de ser humildes a esse respeito - mas, do ponto de vista das probabilidades, não é provável que a Catarina Martins seja eleita Presidente da República e há algum grau de probabilidade de eu ser eleito", afirmou.

Depois, Marques Mendes deixou duas sugestões para procurar ajudar a "desbloquear" as negociações entre o Governo e sindicatos sobre o pacote laboral, defendendo que o acordo deve ser mais amplo e incluir matérias como os salários, política de rendimentos e eventualmente fiscal e formação profissional, e deve-se estabelecer como seriam utilizados os ganhos de produtividade que fossem alcançados.

Sem querer pronunciar-se sobre estas sugestões de Marques Mendes, Catarina Martins defendeu que a questão do pacote laboral "é uma questão de regime", porque cria "uma fragilização muito grande" para os trabalhadores, e, como tal, os candidatos presidenciais devem ter uma postura clara sobre o tema, antes de questionar a autonomia de Marques Mendes perante o atual executivo.

"Eu acho que é um perigo a eleição de um Presidente da República - e não tem a ver necessariamente com o alinhamento partidário, tem a ver com o alinhamento de aspeto ideológico mais amplo -, muito alinhado com o Governo e que, ao mesmo tempo, é pouco claro sobre o que fará no caso de o Governo querer impor o que está a querer impor, que é uma baixa generalizada de salários", acusou.

Após ouvir estas críticas, Marques Mendes pediu a Catarina Martins para se deixar de "falsos moralismos e de superioridades morais", argumentando que todos querem o melhor para o país, e defendeu que é o candidato da "estabilidade e ambição", recuando ao chumbo do Orçamento do Estado em 2021, que ditou o fim da 'geringonça' e levou à queda de um Governo de António Costa, para acusar Catarina Martins de provocar instabilidade.

"A Catarina Martins, em 2022, provocou uma crise política, lançado o país na instabilidade. (...) Por isso é que alguém que quer ser Presidente da República, tem aqui uma pedra no sapato que é inultrapassável. Pode falar de estabilidade, mas no momento próprio provocou a crise e a instabilidade", acusou.

Os dois candidatos abordaram depois a questão da imigração, divergindo ambos sobre a medida do Governo de uma "via verde" para a imigração - com Marques Mendes a pedir que se dê tempo para avaliar a sua eficácia e Catarina Martins a considerar que falhou -, passando depois à questão da saúde, com Marques Mendes a recuar novamente ao período da 'geringonça' para criticar a adversária.

"A Catarina Martins foi suporte político de um Governo que acabou com uma experiência que corria bem em Portugal: as parcerias público-privadas", criticou.

Catarina Martins utilizou o tema das pensões para voltar a questionar a independência de Marques Mendes, frisando que a comissária europeia Maria Luís Albuquerque tem um projeto para que "parte das pensões vá automaticamente para fundos privados".

"E quando chegar a Portugal a decisão de como é que nós vamos encarar estas recomendações europeias, acho que é preciso ter uma Presidente da República com completa autonomia face ao Governo e que assuma a responsabilidade de proteger as pensões", defendeu.

[Notícia atualizada às 22h56]

Leia Também: Marques Mendes considera greve "um percalço". "Todos têm de ceder"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2903548/marques-mendes-e-catarina-martins-perigo-e-instabilidade-o-debate#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes