Marinha resgatou 132 pessoas isoladas devido a cheias

  • 05/02/2026

"Face ao aumento do nível das águas, devido à chuva intensa dos últimos dias, nomeadamente em Alcácer do Sal e em Leiria, os militares da Marinha efetuaram o resgate de 132 pessoas que se encontravam isoladas por causa das cheias, com recurso aos botes anteriormente posicionados para apoio imediato à população nas zonas ribeirinhas", lê-se num comunicado deste ramo das Forças Armadas.

 

Durante estas operações foram também resgatados 15 animais em Leiria, acrescenta a Armada.

Até ao momento, o ramo diz ter apoiado mais de 2.300 pessoas e reparado mais de 40 habitações e edifícios públicos. Foram ainda desobstruídos cerca de 16 quilómetros de estrada no distrito de Leiria e recolhidos mais de 137 toneladas de detritos do rio Lis.

Segundo o comunicado, a Marinha mantém 44 botes prontos e posicionados para apoio imediato à população nas zonas ribeirinhas com risco de cheias, nomeadamente oito para atuar no rio Vouga e Douro, posicionados em Ovar; quatro para atuar no rio Lis, em Leiria; oito prontos a atuar no  Mondego, posicionados em Montemor-o-Velho, Coimbra e Soure; mais doze para atuar no rio Tejo, em diferentes localizações.

O ramo tem ainda dez botes posicionados em Coruche e em Benavente prontos a atuar junto ao rio Sorraia e dois para atuar no rio Sado, em Alcácer do Sal.

Além disso, a Autoridade Marítima Nacional (AMN), através do Departamento Marítimo e do Comando Regional da Polícia Marítima do Sul, "mantém uma presença reforçada de pessoal e meios, com um total de três embarcações nas margens do rio Guadiana, em Vila Real de Santo António, tendo apoiado 18 embarcações até ao momento", lê-se no comunicado.

De acordo com o ramo, estão empenhados no terreno cerca de 480 militares, militarizados e agentes da Polícia Marítima, 61 viaturas, 47 embarcações, quatro geradores e 17 drones, a que acresce um helicóptero em prontidão.

Doze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até 15 de fevereiro, abrangendo 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

[Notícia atualizada às 21h08]

Leia Também: GNR recupera gerador em Ourém furtado por casal em Penela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2933981/marinha-resgatou-hoje-mais-de-130-pessoas-afetadas-pelas-cheias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes