Marinha e Força Aérea fazem exercício de salvamento nos Açores
- 16/01/2026
O NRP Sines, da Marinha Portuguesa, e um helicóptero EH101 Merlin, da Força Aérea Portuguesa, realizaram na quarta-feira, dia 14 de janeiro, um treino conjunto focado na "consolidação da interoperabilidade entre meios navais e aéreos, em águas açorianas, com o propósito de reforçar a prontidão operacional em cenários de emergência no mar".
A operação decorreu de uma coordenação entre o Maritime Rescue Coordination Centre (MRCC) de Ponta Delgada e o Rescue Coordination Centre (RCC) das Lajes. Em comunicado enviado às redações esta sexta-feira, a Marinha explica que esta articulação entre os centros de coordenação de busca e salvamento "é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz em situações reais de socorro".
"Durante o treino, foram testados e consolidados procedimentos críticos de busca e salvamento marítimo, permitindo o alinhamento de táticas entre a guarnição do navio e a tripulação da aeronave", lê-se ainda.
A Marinha explica ainda que este tipo de treino regular é um pilar da estratégia de segurança da Marinha que, em conjunto com a Força Aérea Portuguesa, reafirma, "através destas ações, o compromisso permanente com a salvaguarda da vida humana no mar e a proteção dos espaços marítimos sob jurisdição nacional".
O NRP Sines continua, assim, a sua missão de vigilância e apoio na Região Autónoma dos Açores, mantendo os mais elevados padrões de prontidão.
Leia Também: Inspetor da ASAE que baleou homem por ciúmes fica em domiciliária













