María Corina Machado terá saído da Venezuela de barco

  • 10/12/2025

Segundo o jornal, que cita fontes do Governo norte-americano, María Corina Machado viajou secretamente para a ilha das Caraíbas, situada a menos de 80 quilómetros da costa venezuelana.

 

A opositora venezuelana não chegou a tempo de participar na cerimónia realizada hoje na capital norueguesa e acabou por ser a sua filha, Ana Corina Sosa, a receber o galardão e a ler o seu discurso, embora tenha confirmado que estaria em Oslo nas próximas horas.

O Instituto Nobel informou hoje à tarde que a líder da oposição venezuelana também não participará nos restantes eventos desta quarta-feira, incluindo o banquete de gala.

"Machado não comparecerá nem à procissão das tochas, nem ao banquete do Nobel. Não sabemos quando chegará a Oslo, apenas que virá", disse o porta-voz do Instituto Nobel, Erik Aasheim.

Segundo o The Wall Street Journal, a viagem para tentar chegar a Oslo pode obrigar María Corina Machado a exilar-se, depois de ter passado grande parte do último ano escondida na Venezuela para evitar ser presa pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro.

A líder opositora expressou, no entanto, a sua intenção de regressar "muito em breve" ao seu país após a sua passagem por Oslo.

"Abrimos as portas das prisões e veremos sair ao sol milhares de inocentes que foram injustamente encarcerados", disse Ana Corina Sosa na Câmara Municipal de Oslo, onde decorreu a cerimónia de entrega do Nobel da Paz, depois de afirmar que "em poucas horas" poderia abraçar a sua mãe após dois anos.

A tradicional procissão das tochas organizada após a cerimónia percorre o centro de Oslo até terminar em frente ao hotel onde o laureado está hospedado, que costuma sair para saudar da varanda e proferir algumas palavras.

O Conselho da Paz, que reúne cerca de 20 organizações, recusou-se este ano a organizar o tradicional desfile devido ao seu desacordo com a escolha da venezuelana como Prémio Nobel da Paz, mas a organização Norwegian Venezuelan Justice Alliance irá fazê-lo.

Leia Também: Oposição venezuelana defende que Nobel de Corina Machado reconhece vítimas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902504/maria-corina-machado-tera-saido-da-venezuela-de-barco#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes