Maria Corina divulga bases para um governo de transição na Venezuela

  • 18/11/2025

A posição foi divulgada depois de, no sábado, Maria Corina Machado ter pedido aos funcionários públicos da Venezuela que "baixem as armas" e acompanhem "a liberdade" do país, num contexto de crescentes tensões com os Estados Unidos, que enviaram barcos de guerra para as Caraíbas, para combater o tráfico de droga.

 

No documento, a opositora começa por defender que "os venezuelanos corajosos" têm "o dever sagrado" de se "levantarem quando as suas vozes são silenciadas, a dignidade negada e a liberdade acorrentada pela tirania".

"Não apelamos ao poder nem ao privilégio, mas aos direitos eternos que foram concedidos a todos os seres humanos (...). Nenhum governante, fação ou força tirânica pode ditar o que é nosso por direito: a liberdade", afirma.

A partir da clandestinidade, a opositora fala de uma nova Venezuela e que a soberania popular e nacional é inalienável.

"A liberdade deve ser defendida todos os dias", afirma.

"Vamos reconstruir uma sociedade livre, na qual o governo sirva os seus cidadãos e o objetivo supremo do Estado seja salvaguardar os direitos naturais de todos (...). Chegou a hora de cada família venezuelana voltar a estar unida, para sempre, na sua própria terra", afirma, sublinhando que o manifesto proclama "os princípios irrenunciáveis que regerão o país após a queda de Nicolás Maduro".

A opositora define quatro eixos fundamentais, entre eles o direito de votar e declara as urnas eleitorais como de "defesa sagrada do povo", exigindo eleições limpas, verificáveis e sem manipulação.

"O voto é a nossa voz coletiva; ninguém voltará a roubar a nossa vontade", sublinha.

No segundo eixo, a liberdade de reunião, reivindica as ruas como espaço do povo e não do poder.

"A manifestação pacífica fortalece o país. Em breve, marcharemos sem medo e hastearemos juntos a bandeira da esperança", afirma, sublinhando que o renascimento começa com encontros livres e manifestações cívicas.

A opositora defende ainda o eixo da segurança e defesa legítima, do qual faz parte uma reforma total das forças armadas e policiais "para que cumpram o seu dever constitucional de proteger a população".

"Nenhuma sociedade democrática perdura se os seus cidadãos não resistirem à opressão ou à violência", afirma, ao mesmo tempo que promete restaurar a confiança entre o Estado e o povo.

No quarto eixo, o do "regresso a casa", Maria Corina Machado, evoca "o êxodo forçado de nove milhões de venezuelanos" e promete restaurar a liberdade para regressar.

O manifesto faz ainda referência à realização de julgamentos a responsáveis por torturas, desaparecimentos e presos políticos.

Também aborda questões relacionadas com a educação, a recuperação da economia, com direito à propriedade privada e em que seja recuperado o que foi roubado.

"Vamos despertar uma economia capaz de triplicar a sua força numa década, libertando as empresas estatais e devolvendo a exploração dos nossos setores petrolífero e gasífero à criatividade de homens e mulheres livres", sublinha.

A riqueza da Venezuela, acrescenta, "nunca mais voltará a concentrar-se nas mãos de um só poder centralizado", alegando que o país será líder do hemisfério ocidental, o principal centro energético do mundo.

Maria Corina faz ainda referência à catástrofe moral e ambiental da destruição da Amazónia venezuelana e a necessidade de proteger a terra e as suas riquezas naturais.

"Tornar-nos-emos um pilar da segurança democrática e energética no hemisfério ocidental e um promotor inabalável da liberdade no mundo", afirma.

Para a opositora, o manifesto não é um plano de governo, "é uma declaração de guerra civilizada à tirania e a certidão de nascimento da Venezuela livre". emitida em "novembro de 2025", "o mês em que começa o fim".

Leia Também: Venezuela: Kamla Persad-Bissessar "orgulhosa" por receber tropas de EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2890495/maria-corina-divulga-bases-para-um-governo-de-transicao-na-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes