María Corina compara transição democrática na Venezuela ao Muro de Berlim

  • 27/01/2026

A líder da oposição da Venezuela - e vencedora do Nobel da Paz -, María Corina Machado, afirmou querer regressar em breve ao seu país para ajudar na instauração da democracia, fazendo uma comparação à queda do Muro de Berlim. 

 

Numa entrevista exclusiva ao The Post, na sexta-feira passada, Corina Machado revelou que quer regressar o quanto antes à Venezuela: "Preciso de estar lá", disse.

A venezuelana, que esteve escondida durante o governo de Maduro, salientou que quer muito ajudar o país a tornar-se um país democrático e que isso, quando for conseguido, Donald Trump terá o seu próprio momento do Muro de Berlim quando terminar o mandato em 2029.

"O legado [de Trump] no mundo será enorme. Terá uma Venezuela próspera, as suas regiões... se fizermos uma comparação na História, isto significaria tanto para as Américas como a queda do Muro de Berlim significou para a Europa. É equivalente", apontou. 

E acrescentou: "Pela primeira vez na história, as Américas estarão livres do comunismo, da ditadura e do narcoterrorismo"

María Corina Machado sublinhou que confiar no povo venezuelano para que se autogoverne é o caminho mais rápido para atingir o objetivo, notando que eles poderão reconstruir a sua nação e a sua economia. 

Sobre a captura e detenção de Nicolás Maduro, a líder da oposição caracterizou a ação do presidente dos Estados Unidos como "histórica". "Ele percebeu que não se tratava apenas da Venezuela, tratava-se de desmantelar uma estrutura criminosa que ameaça todo o hemisfério ocidental", afirmou. 

María Corina Machado assumiu estar pronta para ajudar o seu país na transição democrática, o que, para já, significa várias reuniões com legisladores e líderes em Washington DC. No entanto, assim que lhe for possível, garantiu que voltará para a Venezuela. 

Recorde que a venezuelana esteve escondida durante 16 meses no país, tendo fugido em dezembro. Apesar de saber o perigo que enfrenta ao regressar, defendeu que a presidente interina, Delcy Rodriguez, e outros líderes do regime chavista não conseguem dar à Venezuelana o que os Estados Unidos - ou os venezuelanos - precisam. 

Corina Machado recebeu Nobel da Paz (e entregou medalha a Trump)

María Corina Machado revelou que ofereceu a medalha do Nobel da Paz a Donald Trump, por quem foi recebida, esta quinta-feira, na Casa Branca.

"Entreguei ao presidente dos Estados Unidos a medalha do Prémio Nobel da Paz", revelou aos jornalistas em declarações à saída do Congresso norte-americano, horas depois do seu encontro com Trump, no dia 15 de janeiro.

"Há 200 anos o general Lafayette deu a Simón Bolívar a medalha como rosto de George Washington. Bolívar ficou com a medalha para o resto da vida", exemplificou. "Duzentos anos depois, o povo de Bolívar está a entregar a Washington uma medalha, neste caso a medalha do Prémio Nobel da Paz, em reconhecimento do seu compromisso único com a nossa liberdade", acrescentou.

Horas antes, o Comité Nobel Norueguês sublinhava que o Prémio Nobel da Paz não pode ser transferido, partilhado ou revogado, como Corina Machado já tinha afirmado ser sua intenção.

María Corina Machado oferece medalha do Nobel da Paz a Trump

María Corina Machado oferece medalha do Nobel da Paz a Trump

Líder da oposição venezuelana foi recebida esta quinta-feira na Casa Branca, num encontro à porta fechada com o presidente dos Estados Unidos. A reunião ocorre menos de duas semanas após os Estados Unidos terem capturado Nicolás Maduro durante uma operação militar na Venezuela.

 Tomásia Sousa com Lusa | 21:48 - 15/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927323/maria-corina-compara-transicao-democratica-na-venezuela-ao-muro-de-berlim#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes