Marginal do Funchal virou sambódromo. Milhares no cortejo de Carnaval

  • 14/02/2026

Residentes e visitantes viram desfilar os 1.700 foliões, distribuídos por 14 grupos, mais de 10 carros alegóricos e respetivas baterias que encheram a avenida, transformada num sambódromo, de cor e alegria ao som da música e com muita animação.

 

Este ano, o programa oficial do Carnaval na Madeira, organizado pela secretaria do Turismo, Ambiente e Cultura do Governo Regional está subordinado ao tema os 50 anos da autonomia regional.

Com uma temperatura amena no Funchal, o cortejo abriu com o tradicional carro alegórico do artista madeirense João Egídio Rodrigues que desenvolveu o tema "50 Anos Dourados".

Seguiram-se os projetos "Cosmos" (Animad), "Arautos do Futuro" (Império da Ilha), "Rose Glow" (Ftiness Team), "Terra Maré" (Tramas e Enredos), "50 anos de glória e luz" (Batucada da Madeira), "Madeira, filha do vulcão, mãe da autonomia" (Palco D'Emoções) e "Revolução do Samba na Madeira" (Cariocas).

Depois desfilaram as "Raízes da Liberdade: A Labuta" (Nuvem d'Afetos), "Guardiões da Liberdade" (Caneca Furada), "Madeirensidade" (Malta do Furor), "Um Eco para a Libertação" (Poeira D'Enigmas) e "Mil e uma Noites no Atlântico" (Geringonça).

Coube à trupe Sorrisos de Fantasia encerrar o corso mostrando a sua "Madeira, nas Asas da Liberdade".

O cortejo começou na zona do porto do Funchal, percorreu a avenida com 1,7 quilómetros, até à parte velha da cidade.

Durante cerca de três horas foram passando os foliões, exibindo muitas cores vibrantes, plumas e fatos ornamentados com muita pedraria e brilhos, integrando os grupos baianas e os porta-bandeiras. Não faltou músicas com letras originais sobre a conquista da autonomia ao som do samba.

Este foi o caso do grupo da Caneca Furada, fundado em 1979, que com 130 elementos enalteceu "Os guerreiros da autonomia" e da Poeira D'Enigmas que falou da "Madeira, liberdade".

Alguns dos projetos ainda destacaram as produções regionais, como o bordado, o vinho, a banana, além da floresta laurissilva, o mar, a origem vulcânica do arquipélago, os carros de cesto, as asas de colmo de Santana, usando também as cores (azul e amarelo) e elementos (cruz da Ordem de Cristo) da bandeira desta região autónoma.

O Carnaval da Madeira, que costumava acontecer apenas nos hotéis e locais particulares, veio para rua e envolveu grupos e populares devido à visão do antigo secretário do Turismo madeirense, João Carlos Abreu, na década de 80.

Na assistência do cortejo estiveram várias entidades regionais, entre as quais o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que deu uns passos de dança com uma das figurantes, e o secretário Turismo madeirense, Eduardo Jesus.

Albuquerque destacou que o Carnaval "está na moda, tem melhorado todos os anos" e tem muita assistência, admitindo ser necessário pensar numa solução para contornar o problema de se ter tornado um evento que tem "excesso de participação" e conta com grupos numerosos (com mais de 100 elementos).

O governante recordou que a taxa hoteleira se situa nesta altura nos 88,2%, "um pouco melhor do que o ano passado", que foi um "turismo excecional".

O espírito desta quadra estende-se a outros espaços do Funchal, caso da Placa Central da Avenida Arriaga onde estão montadas as barracas do Mercadinho de Natal.

Na terça-feira acontece o tradicional Cortejo Trapalhão no qual as pessoas dão azo à sua imaginação e costuma haver críticas às situações da realidade política nacional e regional.

As trupes participantes deste cortejo também costumam participar na animação de diferentes hotéis.

Leia Também: Polícias disfarçados detêm dupla no Carnaval do Rio. "Acabou a festa"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2939789/marginal-do-funchal-virou-sambodromo-milhares-no-cortejo-de-carnaval#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes