Margem nula. Sporting em alerta 'extremo' para o final de 2025

  • 11/12/2025

É um Sporting em alerta 'extremo' aquele que parte para a reta final do ano civil de 2025, fruto das múltiplas contrariedades que se vão verificando, na frente de ataque, que prometem causar sérias 'dores de cabeça' a Rui Borges, na altura de encontrar quem seja capaz de municiar o 'matador' Luis Suárez.

 

Geovany Quenda foi o primeiro a cair para fora de 'combate' depois de, na passada sexta-feira, ter sofrido uma fratura no pé direito, no empate a uma bola com o Benfica, no Estádio da Luz. Uma lesão que já o afastou da derrota sofrida na Allianz Arena, perante o Bayern Munique, por 3-1, e que deverá mantê-lo entregue aos cuidados do departamento clínico verde e branco, pelo menos, até fevereiro de 2026.

Já na terça-feira, eis que a Alvalade chegou mais uma má notícia... que era já esperada. Geny Catamo foi chamado pelo selecionador de Moçambique, Chiquinho Conde, para disputar o Campeonato Africano das Nações (CAN), que irá decorrer entre os dias 21 de dezembro e 18 de janeiro, em Marrocos.

Os bicampeões nacionais em título estão obrigados a libertá-lo já na próxima segunda-feira, isto é, apenas dois dias depois da receção ao AVS. No melhor dos cenários, será 'devolvido' a 31 de dezembro, dia para o qual está marcado o derradeiro jogo da fase de grupos da competição, perante os Camarões.

Significa isto que é baixa certa para os duelos com Santa Clara (a 18 de dezembro, no Estádio de São Miguel), Vitória SC (a 23 de dezembro, no Estádio D. Afonso Henriques) e Rio Ave (a 28 de dezembro, no Estádio José Alvalade), podendo regressar diante do Gil Vicente (a 2 de janeiro, no Estádio Cidade de Barcelos).

No entanto, se os Mambas chegarem à final, falhará, ainda, a 'final four' da Taça da Liga, sendo que o embate com o Vitória SC está agendado para 6 de janeiro, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, e, em caso de vitória, a final terá lugar apenas quatro dias depois, também em Leiria, diante do vencedor do duelo entre Benfica e Sporting de Braga.

No entanto, não se ficaria por aqui, visto que também seria baixa para o confronto com o Casa Pia (no fim de semana de 17 e 18 de janeiro, no Estádio José Alvalade) e, provavelmente, até para a tão aguardada receção ao Paris Saint-Germain, a 20 de janeiro, a contar para a sétima e penúltima jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.

A isto há, ainda, a ter em conta o facto de Pedro Gonçalves ter sofrido uma rotura muscular, pelo que também não entra nas contas, pelo menos, até ao final de 2025. Isto, para não falar de Francisco Trincão, que se viu obrigado a parar, uma vez mais, devido a uma entorse no tornozelo esquerdo, pelo que é baixa certa, pelo menos, para a receção ao AVS, no próximo sábado.

Quem sobra nas alas do Sporting?

Sem Geovany Quenda e Geny Catamo, e com Pote e Francisco Trincão em dificuldades, neste momento, Alisson Santos é o único extremo 'de raiz' que sobra no plantel do Sporting. Há, no entanto, uma série de alternativas que podem cumprir a função, ainda que obriguem a uma certa adaptação.

Ricardo Mangas foi vendido pelo Vitória SC ao Spartak Moscovo depois de ter dado nas vistas, precisamente, a extremo. Aliás, na visita ao Bayern Munique, foi a primeira opção que Rui Borges lançou em campo, para render um (desinspirado) Alisson Santos, ainda que sem ter conseguido fazer muito melhor.

Maxi Araújo também apresenta argumentos para ser aposta, no ataque, tal como os 'meninos' Salvador Blopa e Flávio Gonçalves. Isto, sem esquecer... Nuno Santos, que pese embora tenha 'dado cartas', sobretudo, a lateral, em Alvalade, foi em zonas mais adiantadas do terreno que cumpriu formação, no Benfica.

O canhoto está na reta final da fase de recuperação de uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito, sofrida em outubro do passado ano de 2024, e tudo aponta para que receba 'luz verde' para regressar aos relvados, ainda no presente mês de dezembro, para dar um novo fôlego às opções verde e brancas.

O cenário não é, de todo, definitivo, mas abre, uma vez mais, a discussão relativamente à necessidade de o Sporting recorrer ao mercado de transferências em busca de um 'abre-latas', isto depois de, no passado verão, ter falhado diversas aquisições, entre elas, Yeremay Hernández, do Deportivo da Corunha, que continua referenciado.

Leia Também: Francisco Trincão é o avançado do mês à frente de Luis Suárez e Pavlidis

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2902359/margem-nula-sporting-em-alerta-extremo-para-o-final-de-2025#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes