Marcos Tenório Bastinhas fala sobre depressão: "Tive de parar"
- 24/12/2025
Marcos Tenório Bastinhas e Dália Madruga estiveram à conversa com Júlia Pinheiro no programa das tardes da SIC, onde abordaram a fase mais complicada que viveram recentemente, a depressão do cavaleiro que o obrigou até a afastar-se das arenas.
Foi Dália que percebeu que o marido estava a isolar-se, o que foi deixando uma alerta. "Isolava-se no quarto, dizia que estava cansado", revelou.
Já Marcos percebia que não estava bem, na sequência da morte do pai, Joaquim Bastinhas e, mais tarde, do avô, Rui Nabeiro.
"Ia tendo noções mas ia continuando a evoluir negativamente. Continuo a fazer psicoterapia [...] Foi um conjunto e uma evolução de coisas e situações, um acumular de várias etapas que fui tendo que culminaram nisto", revelou.
Marcos explica que "não tinha prazer" nas pequenas coisas do dia a dia e foi aí que sentiu que tinha que abandonar a sua profissão.
"Sentia que me estava a enganar a mim próprio e ao público também e isso não era correto da minha parte, não era aceitável. Um dia disse à Dália: «Não pode ser mais«", explicou, referindo que nas alturas mais complicadas ia "tomando alguma medicação" para conseguir aguentar "a pressão".
"Não estava a ter sentimento no que fazia e a transmitir essa paixão para as pessoas. Tive de parar e quando disse isso à Dália, ela concordou logo comigo", explicou.
Marcos contou também que tem noção que "correu perigo" ao exercer a sua profissão sob o efeito da medicação.
"Não vamos com a mesma disposição para dentro de uma arena, vamos com alguma medicação que nos pode tirar os reflexos e deixar-nos mais relaxados. Acho que depois de ter tomado essa decisão, senti-me mais aliviado", revelou.
O cavaleiro garante ainda que a sua partilha acabou por ajudar pessoas que passam pela mesma situação. "Com o passar deste tempo todo, tenho tido várias demonstrações de amor e mensagens de pessoas a dizer que as ajudei e que foi bom tê-lo feito, porque tornou a vida delas um pouco diferente, porque foram pedir ajuda", garantiu Marcos Tenório.
Marcos e Dália estão casados há dez anos. Em comum são pais de Clara, de 11 anos, Alice, de oito, e Joaquim, de quatro. Dália é também mãe de João, de 18 anos, fruto de uma relação anterior.














