Marcelo vai (mesmo) a Espanha. Visita realiza-se a 19 e 20 de fevereiro
- 17/02/2026
Marcelo Rebelo de Sousa vai mesmo a Espanha, depois de esta sua última visita oficial ter sido adiada devido ao mau tempo que fustigou Portugal nas últimas semanas.
A viagem, que se vai agora realizar a 19 e 20 de fevereiro, foi confirmada esta terça-feira, dia 17, através de uma nota publicada no site da Presidência da República.
"Cumprindo a tradição do início e final dos seus mandatos, o Presidente da República realiza, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a sua última visita oficial a Espanha, a convite de Sua Majestade o Rei Felipe VI", começa por dizer a nota.
Marcelo vai aproveitar esta "oportunidade" para "reafirmar e aprofundar os laços duradouros de amizade e fraternidade entre os dois países e povos" e para "agradecer a assistência prestada por Espanha durante as tempestades que afetaram Portugal nas últimas semanas".
Marcelo Rebelo de Sousa prevê chegar à capital espanhola na quinta-feira ao final da tarde e será recebido, na sexta-feira, pelas 12h30 locais (11h30 em Lisboa) com honras militares por Felipe VI no Palácio Real de Madrid, segundo a Presidência da República e a Casa Real de Espanha.
Segue-se um encontro entre os dois chefes de Estado e um almoço, também no Palácio Real de Madrid, oferecido pelos Reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, em honra do Presidente português.
Estão previstos discursos de Felipe VI e de Marcelo Rebelo de Sousa neste almoço.
O Presidente da República regressa a Lisboa na sexta-feira à tarde.
Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o Vaticano e Espanha para primeiros destinos das suas visitas ao estrangeiro, no início de cada um dos seus dois mandatos, e também para as suas últimas visitas oficiais antes de cessar funções, em 9 de março.
Recorde-se que o chefe de Estado adiou por duas vezes esta visita de despedida a Madrid, em dezembro e no início deste mês.
O primeiro adiamento deveu-se à inesperada operação do Presidente a uma hérnia abdominal, que o obrigou a ficar um período em recuperação.
A visita foi adiada de novo no início de fevereiro, por decisão conjunta com o Rei de Espanha, devido às tempestades que atingiram os dois países.
Leia Também: Marcelo lamenta morte de João Gomes-Pedro: "Deixa um legado ímpar"













