Marcelo tentou travar candidatura do almirante? "É problema do passado"

  • 10/11/2025

O candidato à Presidência da República Henrique Gouveia e Melo reiterou, esta segunda-feira, que é falso que um alegado travão de Marcelo Rebelo de Sousa à sua candidatura o tenha motivado a entrar na corrida a Belém.

 

Em causa está uma notícia da Lusa que se baseia em excertos do livro "Gouveia e Melo - As Razões", uma entrevista conduzida pela jornalista e diretora-adjunta do Diário de Notícias, Valentina Marcelino. A Lusa noticia que o momento em que o ex-chefe da Marinha decidiu concorrer às presidenciais foi quando soube que Marcelo tentou travar a candidatura, mas Gouveia e Melo acusa a Lusa de ter feito uma notícia falsa, pois a motivação tinha sido outra.

Nessa entrevista [pode ler o excerto do livro aqui], o almirante revela que decidiu avançar para Belém, quando leu uma notícia no Expresso, cujo título era: "Almirante quer mais dois submarinos para ficar na Armada e desistir de Belém". 

"Saiu uma notícia que alegava que o senhor Presidente teve um papel decisivo na minha decisão e isso não é verdade", afirmou o almirante na Grande Entrevista da RTP, referindo-se ao artigo publicado pela agência Lusa, no domingo, dia 9 de novembro, intitulado "Presidenciais: Gouveia e Melo revela que foi tentativa de Marcelo para o travar que o levou a candidatar-se".

"Essa notícia é baseada num livro que foi escrito, um livro de entrevistas, e não há nada como verificar a entrevista em si. Nessa entrevista não digo isso e portanto é uma falsa alegação que me foi atribuída", reforçou.

Questionado, esta noite, se tem, ou teve a convicção de que Marcelo Rebelo de Sousa tentou impedir a sua candidatura de alguma forma, Gouveia e Melo respondeu que, para si, essa convicção é "política pequena". "Não foi essa convicção que me fez decidir para um lado ou para o outro, e esse problema é um problema, para mim, do passado. O que me interessa são os problemas do futuro", disse o almirante.

Ainda sobre a entrevista do livro, Gouveia e Melo esclareceu que a sua resposta sobre o que o motivou a candidatar-se "não tem que ver com o conteúdo do artigo. Tem que ver com o título". "Porque o título indiciava que eu estava a fazer chantagem com o Governo e isso era uma coisa muito feia que me atribuíram e que eu não gostei", explicou, aludindo à notícia do Expresso, que tinha como título "Almirante quer mais dois submarinos para ficar na Armada e desistir de Belém".

"Nesse momento achei que não tinha também condições para continuar a exercer as minhas funções de forma normal dentro da Defesa, porque atribuírem ao chefe militar que está a fazer chantagem com o Governo para continuar nas Forças Armadas, julgo que é uma coisa muito grave que não podia ser passado incólume", acrescentou.

Foi nesse sentido, defendeu, que usou a expressão "danado": "Deixou-me revoltado, essencialmente revoltado", frisou.

Confrontado com a citação do primeiro parágrafo do artigo do Expresso de 2024, Gouveia e Melo pegou nas últimas três palavras dessa frase: "apurou o Expresso". "Mas apurou o Expresso aonde e de quem?", questionou. "Essas declarações são minhas? Não são", afirmou perentoriamente.

O próprio Presidente da República já se pronunciou também sobre o assunto, negando ter dado qualquer entrevista onde tivesse dado a sua opinião sobre a candidatura de Gouveia e Melo a Belém.

"Não há nenhuma entrevista. Com palavras minhas, pronunciando-me sobre quem é chefe, quem não é, quem deve ou não ser chefe das Forças Armadas e pronunciando-me sobre quem deve ser ou não candidato presidencial", garantiu também no domingo.

Ao que Gouveia e Melo comentou: "O Expresso que esclareça isso com o senhor Presidente da República. Não fui eu que fiz o artigo. Não fui eu que aleguei que o senhor Presidente da República tivesse dito isso".

Afinal, o que disse Gouveia e Melo? O caso explicado (e citação integral)

Afinal, o que disse Gouveia e Melo? O caso explicado (e citação integral)

O candidato à Presidência da República Henrique Gouveia e Melo acusa a agência Lusa de publicar uma notícia falsa sobre a motivação da sua candidatura. A agência de notícias, por sua vez, nega as acusações. Entretanto, o almirante já fez questão de pré-publicar as páginas em questão.

Carolina Pereira Soares | 19:22 - 10/11/2025

Leia Também: "Nunca aconteceu ter relações minadas com ninguém", diz Marcelo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2886183/marcelo-tentou-travar-candidatura-do-almirante-e-problema-do-passado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes