Marcelo realça "dedicação à causa pública" de Octávio Oliveira

  • 18/11/2025

"A dedicação à causa pública, a integridade de caráter e o percurso humanista de Octávio Félix de Oliveira, ficam na memória de todos com profunda gratidão", afirma Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República.

 

O presidente da República recorda que Octávio Félix de Oliveira, falecido hoje, foi uma "personalidade reconhecida pela sua intervenção na área do trabalho e da segurança social", que ocupou altos cargos públicos, "missão que se encontrava a desempenhar na presidência do Instituto da Segurança Social".

E que foi também Secretário de Estado do Emprego e Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O chefe de Estado lembrou, "com amizade" Octávio Félix de Oliveira e apresenta à família e amigos "as mais sentidas condolências".

Octávio Félix de Oliveira, presidente do Instituto da Segurança Social (ISS) morreu hoje aos 65 anos, vítima de doença prolongada, confirmou à Lusa fonte oficial da tutela.

A notícia foi avançada pelo jornal de Abrantes e confirmada à Lusa pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa, Octávio Oliveira era, desde 22 de maio de 2024, presidente do Instituto da Segurança Social, sucedendo a Ana Vasques, que apresentou a demissão na sequência da questão da retenção do IRS nas pensões, e por entender que o Governo demonstrou "falta de confiança" no seu trabalho.

De acordo com a nota biográfica aquando do anúncio da nomeação pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Octávio Oliveira foi secretário de Estado do Emprego entre 2013 e 2015, nos governos de Pedro Passos Coelho, tendo presidido ao Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) entre 2011 e 2013.

"Nessa qualidade, representou Portugal na OCDE, Comité LEED, Comité Consultivo da Livre Circulação de Trabalhadores e Comité do Emprego da União Europeia", referia o MTSSS.

Segundo a mesma nota, Octávio Félix de Oliveira entrou como técnico superior no IEFP em 1987, onde desempenhou "várias funções de direção, quer no seu núcleo central, quer nos centros regionais".

"Foi diretor do Centro de Formação Profissional para a Indústria da Cerâmica, nas Caldas da Rainha (2005-2011) e diretor do Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (2016 -2024)", acrescentou.

O ministério referia também que "ao longo da sua vida profissional, desempenhou funções docentes como assistente estagiário no Instituto Universitário da Beira Interior, de 1985 a 1987, e na Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico de Santarém, em 1994, 1997 e 1998".

Leia Também: Montenegro enaltece "trabalho exemplar" de Octávio Félix de Oliveira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2890562/marcelo-realca-dedicacao-a-causa-publica-de-octavio-oliveira#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes