Marcelo operado de urgência. O que se passou, o historial e as reações

  • 02/12/2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi operado de urgência, na noite de segunda-feira, 1 de dezembro, no Hospital de São João, no Porto, devido ao encarceramento de uma hérnia.

 

A cirurgia, que durou cerca de 1h30, foi bem sucedida e Marcelo está "bem disposto". Porém, após o internamento, de dois dias, o Chefe de Estado terá de permanecer em repouso durante várias semanas.

Essa situação poderá levar Marcelo Rebelo de Sousa a fazer "uma adaptação da agenda" nos próximos tempos. No entanto, segundo o chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo, o Chefe de Estado "continuará a exercer funções plenamente", pelo que não deverá ser necessária a sua substituição pelo Presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco.

A hospitalização de Marcelo Rebelo de Sousa foi avançada na noite de segunda-feira pelo site da Presidência. A nota dava conta que se tinha sentido "indisposto" no regresso a Lisboa, vindo de Amarante, onde se realizou as cerimónias fúnebres do empresário António Mota.

Após a realização de exames, a presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de São João, Maria João Baptista, referiu aos jornalistas que o chefe de Estado estava "bem" e "animado" e iria ser operado após lhe ser diagnosticada uma hérnia encarcerada.

Já na manhã desta terça-feira, num ponto de situação sobre o estado clínico do Presidente da República, a presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar, Maria João Baptista, revelou que este "passou a noite muito bem" e poderá ter alta já amanhã.

Marcelo

Marcelo "passou a noite muito bem" e poderá ter alta amanhã

Marcelo Rebelo de Sousa foi operado de urgência a uma hérnia encarcerada e está em recuperação. Segundo o São João, hospital onde decorreu a cirurgia, o Presidente da República "passou bem a noite" e encontra-se "bem disposto". A alta pode ser dada já amanhã, mas a recuperação será de semanas.

Natacha Nunes Costa | 09:06 - 02/12/2025

Com que outras operações (e sustos) 'já conta' o Presidente?

Esta não é a primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa é operado, como recordou, ainda na noite de domingo, a Lusa. De acordo com esta agência, a 28 de dezembro de 2017, o Presidente da República foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, o que o obrigou a cancelar a sua agenda até 1 de janeiro.

A 23 de junho de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa sentiu-se mal à saída da Basílica do Bom Jesus, em Braga, e foi amparado por elementos do seu gabinete. O chefe de Estado foi observado no Hospital de Braga, onde lhe foi diagnosticada uma gastroenterite aguda, informou na altura a Presidência da República.

Pouco mais de um ano e meio depois, a 30 de outubro de 2019, deu entrada no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, para fazer um cateterismo cardíaco que, segundo a equipa médica, confirmou "a existência de obstruções coronárias importantes que foram tratadas no mesmo procedimento, com sucesso e sem complicações", tendo tido alta hospitalar no dia seguinte.

Já a 5 de novembro de 2021, a Presidência da República informou que Marcelo Rebelo de Sousa tinha feito exames médicos "do foro cardiológico" que "confirmaram a estabilidade e os bons resultados da angioplastia coronária feita há dois anos".

Pouco mais de um mês depois, a 15 de dezembro de 2021, foi operado foi operado a duas hérnias inguinais no Hospital Forças Armadas, no Lumiar, em Lisboa.

Já a 5 de julho de 2023, o chefe de Estado foi também observado no Hospital de Santa Cruz, no concelho de Oeiras, "por precaução" depois de ter sentido uma indisposição e desmaiado numa iniciativa em Almada.

Nessa altura, o Presidente da República teve alta hospitalar depois de ter ficado quatro horas internado a realizar exames.

Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas à saída do Hospital de Santa Cruz, relatando que teve "uma quebra de tensão repentina, o chamado fenómeno vagal", para o qual talvez tenha contribuído "beber um moscatel quente".

O Presidente da República saiu com um aparelho para registar a evolução da sua tensão arterial e a recomendação para que bebesse mais água.

As reações dos partidos e dos candidatos presidenciais

Entretanto foram muitos os que reagiram ao internamento de Marcelo Rebelo de Sousa e quiseram desejar-lhe as melhoras, entre os quais os partidos e os candidatos presidenciais.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, falou com o Presidente da República e está a acompanhar a evolução do estado de saúde deste.

Já o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, formulou votos que o Chefe de Estado se restabeleça rapidamente, na rede social X.

"Tendo tomado conhecimento de que o senhor Presidente da República foi acometido por um problema súbito de saúde e após contacto com a Casa Civil, formulo votos [...] que reponha as suas plenas condições de saúde", referiu José Luís Carneiro.

O mesmo fez o líder do Chega e candidato presidencial, André Ventura, que usou as redes sociais para desejar "rápidas melhoras e um regresso com saúde e energia" ao Presidente da República e Luís Marques Mendes, candidato apoiado pelo PSD, que desejou "rápidas melhoras" e o "rápido e completo restabelecimento" de Marcelo Rebelo de Sousa.

Os candidatos António José Seguro, apoiado pelo PS, e Jorge Pinto, apoiado pelo Livre, souberam da notícia quando estavam num debate televisivo na RTP. Ambos desejaram também um rápido restabelecimento ao chefe de Estado, sendo que Seguro acabou também por o fazer através da sua página de Facebook.

Já Henrique Gouveia e Melo estava a ser entrevistado pela CMTV quando surgiu a notícia da hospitalização de Marcelo. Depois de desejar as melhoras em direto, reiterou os votos nas redes sociais da sua candidatura.


 
Catarina Martins, candidata apoiada pelo BE, António Filipe, apoiado pelo PCP e João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal, também reagiram nas redes sociais.

O Livre também já reagiu, através de Rui Tavares e de Isabel Mendes Lopes: "Melhoras tão rápidas e completas quanto possível, Sr. Presidente!", escreveu o líder do partido.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo "animado" após operação urgente; Internado dois dias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2897840/marcelo-operado-de-urgencia-o-que-se-passou-o-historico-e-as-reacoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes