Marcelo condecora Lídia Jorge, que afirma "escritor enquanto cidadão"

  • 10/02/2026

Por sua vez, após receber o Prémio Pessoa e a condecoração atribuída pelo Presidente da República, numa cerimónia na Culturgest, em Lisboa, Lídia Jorge dirigiu-se a Marcelo Rebelo de Sousa para lhe agradecer a sua presença e as suas palavras.

 

"Pelo meu lado, se o admirava à distância, os últimos anos fizeram com que o pudesse admirar na proximidade. Chamam-lhe o Presidente dos afetos, mas é pouco. O senhor foi e continua a ser o Presidente que soube explicar a engrenagem da democracia ao povo, e soube explicar também ao povo o valor cultura", disse a escritora, considerando que "esse é um legado extraordinário".

O Presidente da República, que discursou antes, salientou o "envolvimento mais direto" de Lídia Jorge "com a realidade política e social portuguesa", a seu convite, como conselheira de Estado e nas últimas comemorações do 10 de Junho.

"O que quero assinalar não é que Lídia Jorge tenha assumido nestes anos essa posição atenta e interventiva, mas que a sua atenção e intervenção foram reconhecidas pelo Presidente", declarou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "é justo dizer que o seu discurso público do 10 de junho, em Lagos, e as intervenções mais restritas no Conselho de Estado", nos últimos anos, alargaram a "perceção quanto à sua figura e ao seu empenhamento, extravasando muito o público que acompanha a ficção portuguesa".

"Boa parte do que se diz hoje acerca de Lídia Jorge tem a ver com o prolongamento e diversificação do seu projeto literário. Mas com Lídia Jorge assistimos, sobretudo, a uma reiteração e densificação -- infelizmente sem continuidade evidente nas gerações posteriores -- do lugar do escritor enquanto cidadão, enquanto alguém que se preocupa e nos diz: preocupem-se", acrescentou.

O Presidente da República considerou que "o seu desassossego, que é antes de tudo com a palavra, a frase, o parágrafo, a estrutura, se inscreve também na linhagem do escritor como consciência nacional" ou "consciência social" do tempo presente.

"Inquietação, boa vontade, humanismo, consciência são inseparáveis dos seus livros. Como é inseparável a ideia, que como Presidente procurei não esquecer, de que a História de Portugal é complexa, é discutível, tem glórias e tem traumas e não pode ser convocada a benefício de inventário, mas como um todo", prosseguiu.

O chefe de Estado descreveu Portugal como "um país feito de diversas comunidades residentes expatriadas, de emigrantes e de imigrantes", com "muitas histórias por contar e por resgatar", entre as quais "a da diversidade e igualdade de todos os portugueses e de todas as pessoas, contra os revivalismos de má memória e o divisionismo que os portugueses têm sabido tão sensata e tranquilamente rejeitar". 

"Agradeço a Lídia Jorge, como leitor, os seus livros. Agradeço a Lídia Jorge, como Presidente da República, o seu serviço a Portugal e aos portugueses. E, na linha de uma tradição aberta aqui na entrega deste prémio, uma vez completada essa entrega, entregarei, em nome dos portugueses, a Lídia Jorge, a grã-cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada, que significa o máximo reconhecimento daquilo que lhe devemos em prol da cultura portuguesa", anunciou. 

A Ordem de Sant'Iago da Espada destina-se a distinguir o mérito literário, científico e artístico.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do jornal Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, atribuído anualmente a uma personalidade nacional que se tenha destacado nas áreas cultural, literária, científica, artística ou jurídica.

No início da sua intervenção, o chefe de Estado lembrou Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro e presidente do grupo Impresa, que morreu em outubro do ano passado, referindo que este prémio "foi uma ideia sua e um projeto seu".

Leia Também: Lídia Jorge apela à vigilância sobre IA em defesa do pensamento humano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2937059/marcelo-condecora-lidia-jorge-que-afirma-escritor-enquanto-cidadao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes