Marcelo acredita que debates vão contribuir para "esclarecimento cabal"

  • 18/11/2025

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas no Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa, no concelho de Cascais, referiu que viu o frente a frente entre António José Seguro e André Ventura, na segunda-feira à noite, na TVI, o primeiro de 28 debates entre oito candidatos presidenciais nos canais de televisão generalistas.

 

Sem comentar esse frente a frente, o chefe de Estado referiu que "são muitos debates, ao todo mais de 20 debates, durante mais de um mês, em vários canais" e considerou que o horário escolhido, 21:00, "é uma boa hora para os portugueses".

"São de candidatos tão variados, e num leque tão amplo, que eu penso que serão importantes para o esclarecimento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República assinalou que faltam precisamente dois meses para as eleições presidenciais e que os debates "vão coincidir no tempo com a apresentação das candidaturas", que tem como prazo limite 18 de dezembro, daqui a um mês, e exige um mínimo de 7.500 assnaturas de cidadãos eleitores.

"É um período aparentemente muito curto, mas muito rico, e eu estou convencido de que vai haver um esclarecimento cabal, como nas últimas eleições já houve", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado observou como este período pré-eleitoral agora "está muito marcado pelo peso da comunicação social, sobretudo a televisiva, que é aquela que chega a mais portugueses", com menor peso da tradicional "campanha de rua" que marcou "as primeiras eleições, todas, e nomeadamente presidenciais" em Portugal.

Interrogado se considera que estes debates são mais decisivos e difíceis do que no seu tempo, o Presidente da República respondeu que sim.

Marcelo Rebelo de Sousa realçou que os frente a frente televisivos vão "até quase ao Natal, até ao dia 22" e que neste período haverá também debates alargados entre os candidatos, incluindo na rádio, e entrevistas, portanto, "muita oportunidade para o esclarecimento".

"A sobreposição é muito trabalhosa, portanto, é muito trabalho para os candidatos, mas é muito esclarecimento para os cidadãos", concluiu.

Os oito candidatos que se vão defrontar nas televisões são Henrique Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes, candidato com apoiado pelo PSD, António José Seguro, apoiado pelo PS, André Ventura, presidente do Chega e apoiado pelo partido, António Filipe, com apoio do PCP, Catarina Martins, apoiada pelo BE, João Cotrim Figueiredo, apoiado pela IL, e Jorge Pinto, apoiado pelo Livre.

Segundo o portal da candidatura, do Ministério da Administração Interna, há mais 31 cidadãos que se encontram a recolher assinaturas para uma candidatura a Presidente da República.

Leia Também: Debate entre Ventura e Seguro foi programa mais visto do dia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2890250/marcelo-acredita-que-debates-vao-contribuir-para-esclarecimento-cabal#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes