Marc Guéhi revela por que acabou no Manchester City e não no Liverpool
- 26/01/2026
Adquirido ao Crystal Palace, a troco de uma verba na ordem dos 20 milhões de libras (23,1 milhões de euros), Marc Guéhi foi aposta imediata de Pep Guardiola, de tal maneira que, apenas cinco dias depois de ter sido apresentado como reforço do Manchester City, foi titular no triunfo conquistado sobre o Wolverhampton, no sábado, por 2-0.
No entanto, tudo poderia ter corrido de maneira drasticamente diferente, uma vez que, perante os jornalistas, após o apito final, no Etihad Stadium, o próprio internacional inglês revelou que, no passado mercado de transferências de verão, esteve a um passo de rumar... ao Liverpool, por qualquer coisa como 35 milhões de libras (40,4 milhões de euros).
"Esteve muito perto. Muito perto. Os exames médicos estavam praticamente concluídos, mas acabou por cair por terra, no último minuto. A minha mentalidade foi sempre 'O que será, será'", começou por afirmar, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico Liverpool Echo.
"Estaria a agir em prejuízo do Crystal Palace se agisse de determinada maneira, porque o clube deu-me tudo. O mínimo que podia fazer era aparecer para trabalhar todos os dias, calar a boa e manter a cabeça baixa. Eu penso que isso é o mais importante", acrescentou o defesa-central.
"Estarei eternamente grato ao Crystal Palace"
Certo é que, apesar de gorada a saída para o Liverpool, Marc Guéhi manteve-se empenhado em abandonar o Crystal Palace, motivo pelo qual resistiu a todas as investidas que a direção do clube levou a cabo para procurar convencê-lo a renovar o contrato, que permaneceria válido até ao próximo mês de junho.
"Foi, simplesmente, um par de semanas loucas. Aliás, diria que foi um par de anos. Parece que isto está a arrastar-se desde sempre. Estou apenas satisfeito por ter conseguido finalizar a transferência. Obviamente, não é fácil deixar um clube no qual estava há tanto tempo", confessou o jogador de 25 anos de idade.
"Eles fizeram muito por mim, e estar-lhes-ei eternamente grato, mas estou apenas muito satisfeito por poder estar aqui. Estou satisfeito por me ter juntado a este fantástico clube. Temos vindo a falar sobre isto há já bastante tempo, e, obviamente, também falei com outros clubes", prosseguiu.
"Tal como já disse, eu senti, com base nas conversas, falando com alguns jogadores de cá, que este era o local ideal para continuar a evoluir, para me tornar melhor e, simplesmente, para ajudar o máximo possível", rematou o novo companheiro de equipa dos portugueses Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva.
Natural de Abidjan, na Costa do Marfim, Marc Guéhi mudou-se para Inglaterra em tenra idade, tendo dado os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do Chelsea, clube ao qual esteve ligado, entre 2016 e 2021, mas o qual acabou por nunca chegar a representar, oficialmente, ao mais alto nível.
Após um empréstimo ao Swansea City, entre janeiro de 2020 e junho de 2021, o defesa-central acabou por ser vendido ao Crystal Palace, por perto de 25 milhões de euros, onde acabou por colocar em prática as qualidades que lhe são reconhecidas, acabando por valer-lhe o 'salto' para o Manchester City.
Leia Também: Guardiola não esquece Diogo Dalot: "Que venha o Howard Webb..."













