Maratona de Luis Suárez chega ao fim... e Rui Borges é quem paga

  • 12/02/2026

O Sporting saiu, na passada segunda-feira, do Estádio do Dragão com um empate a uma bola, o que lhe permite manter-se a meros quatro pontos do líder da I Liga, o FC Porto, numa altura em que restam apenas 13 jornadas por disputar, até ao final da presente temporada de 2025/26. No entanto, nem tudo foi um 'mar de rosas'.

 

Isto porque, à passagem dos 86 minutos (sensivelmente, 13 minutos antes de marcar o golo que selou o resultado final do Clássico da 21.ª ronda, na recarga de uma grande penalidade defendida por Diogo Costa), viu o árbitro, Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, exibir-lhe aquele que foi o quinto cartão da época, numa altura em que procurava apressar a retoma do jogo.

Significa isto que o internacional colombiano irá cumprir um jogo de suspensão no encontro da 22.ª ronda, no qual os campeões nacionais em título terão pela frente o Famalicão, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, dia 15 de fevereiro, no Estádio José Alvalade.

A autêntica 'maratona' a que Luis Suárez vinha a ser exposto chega, desta maneira, ao fim. Olhando para o calendário, este não falhava um único jogo desde... 28 de outubro de 2025, quando os leões receberam e bateram o Alverca, por categóricos 5-1, e carimbaram o passaporte para a 'final four' da Taça da Liga.

Desde então, o jogador de 28 anos de idade participou em todos os 21 encontros disputados pelo emblema verde e branco. Pelo meio, marcou um total de 18 golos, e ainda deu outros dois a marcar, tornando-se numa das referências máximas do plantel às ordens do treinador mirandelense Rui Borges.

Aliás, os números não dão margem para dúvidas. Desde a chegada a Portugal, Luis Suárez só ficou de fora da lista de convocados por uma vez (no tal jogo da Taça da Liga, por opção técnica), tendo sido utilizado nos restantes 30 duelos, num total de 2.774 minutos, registo apenas superado pelos 2.849 minutos de Francisco Trincão.

Se não há Luis Suárez... quem há?

Este castigo dará a Luis Suárez (que foi adquirido ao Granada, no passado mercado de transferências de verão, a troco de uma verba na ordem dos 21 milhões de euros, que pode vir a ascender aos 22 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos) tempo para 'respirar', antes de uma reta final de época que se adivinha 'de loucos'.

Ao mesmo tempo, cria uma valente 'dor de cabeça' a Rui Borges, visto que a principal alternativa, Fotis Ioannidis, continua a recuperar de uma lesão no ligamento colateral interno do joelho direito, que o tem vindo a manter arredado dos relvados desde a derrota sofrida ante o Vitória SC, por 1-2, a 6 de janeiro, que ditou a eliminação da Taça da Liga.

O internacional grego até pode vir a ressurgir nas opções do treinador leonino, mas, dada a dimensão da interrupção competitiva, é improvável que venha a ser utilizado durante muitos minutos. Não sobra, assim, alternativa a não ser... inventar, nomeadamente, adaptando um dos dois reforços de inverno, Souleymane Faye e Luís Guilherme.

Em cima da mesa está, ainda, a possibilidade de Rui Borges vir a recorrer à equipa B, onde Rafael Nel (que leva apenas seis minutos junto dos 'graúdos', somados quando o antecessor, Ruben Amorim, o lançou para a vitória sobre o Young Boys, por 1-3, a 15 de fevereiro de 2024) tem vindo a dar nas vistas.

O jogador de apenas 20 anos de idade tem vindo a ser aposta regular por parte de João Gião, que o utilizou em 19 das 21 jornadas disputadas, na II Liga, ao que este respondeu com sete golos e quatro assistências. Um progresso que tem vindo a ser atentamente acompanhado pela estrutura verde e branca, e que pode, agora, ser devidamente premiado.

Leia Também: "Crime compensa". Afinal, quanto pode custar esconder bolas no Clássico?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2937317/maratona-de-luis-suarez-chega-ao-fim-e-rui-borges-e-quem-paga#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes