Manifestação pela Palestina termina em Lisboa com "Grândola, Vila Morena"

  • 29/11/2025

Durante hora e meia, milhares de manifestantes percorreram as ruas entre os Restauradores e a Praça do Duque da Terceira, no Cais do Sodré.

 

A música e as palavras de ordem estiveram presentes ao longo de todo o percurso, efusivamente registado por turistas que foram sendo surpreendidos pelo colorido da manifestação.

Júlio Cardoso, 34 anos, saiu de Setúbal para participar na manifestação. Com o telemóvel a registar todos os movimentos, disse à Lusa que é presença assídua nas ações pela Palestina.

"Quem é que pode ficar indiferente? Não é uma questão de moda. Não basta usar 'keffiyeh' [lenço preto e branco, tradicional da Palestina). É preciso ir para a rua, para enchermos as ruas", afirmou.

Este informático diz que se corresponde com várias pessoas na Faixa de Gaza e que tem sido um tormento ver "o que estão a fazer a este povo".

"Não têm descanso, não têm ajuda. Tem sido uma carnificina em direto", lamentou.

No Cais do Sodré, junto a um palanque da central sindical CGTP, os manifestantes cobriram parte do chão com bandeiras, uma delas gigante, da Palestina, e ouviram as palavras de algumas das organizações que promoveram esta ação de solidariedade.

Luna Ribeiro, 23 anos, não largava a sua bandeira da Palestina. Estudante de arquitetura, participou com os amigos e prometeu estar presente em todos os protestos, pois acredita que "um dia o mundo vai abrir os olhos".

"O mais horrível é ver as crianças, o futuro, a morrer, a passar fome. Como é que é possível?", perguntou, agarrada ao pano com as cores preta, branca, verde e vermelha.

No palanque, Isabel Camarinha, do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), sublinhou a forte participação na manifestação, tanto em Lisboa como no Porto, demonstrando que "os portugueses estão com a Palestina".

"Israel persiste na continuação da sua ação criminosa", disse, referindo que desde o início do cessar-fogo Israel violou o acordo mais de 500 vezes, além de "impedir a entrada de ajuda humanitária".

Diniz Lourenço, da CGTP, lembrou a violência, que "é devastadora", e as dificuldades que enfrentam os que regressaram a casa após o cessar-fogo, sem meios de reconstruir as suas habitações, muitos sem emprego e sem respostas em áreas como a saúde e a educação.

Deixou a garantia de que "o povo português seguirá solidário" com a causa palestiniana e prometeu que na próxima greve geral, marcada para o dia 11 de dezembro, a bandeira da Palestina será erguida.

Inês Jorge, do Projeto Ruído, alertou para o drama das crianças na Palestina, afirmando que morreram mais crianças na Faixa de Gaza desde outubro de 2023 do que em todos os conflitos nos últimos quatro anos.

E afirmou que os jovens portugueses são solidários e sempre estiveram presentes nas lutas, não só nas de Portugal, como nas de outros jovens.

"Levamos a Palestina para as aulas, faculdades, para dentro das casas dos jovens", referiu.

Carlos Almeida, vice-presidente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), lembrou os 70.000 mortos desde o início da "campanha genocida" de Israel na Faixa de Gaza, onde "a fome é uma realidade diária".

E aproveitou para criticar a alegada produção, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) portuguesa de dois milhões de moedas para o Estado de Israel, conforme denunciaram algumas organizações recentemente.

A manifestação de hoje encerrou a Campanha de Solidariedade com o Povo Palestino "Todos pela Palestina! Fim ao genocídio! Fim à ocupação", organizada pelo CPPC, a CGTP-IN, o MPPM e o Projeto Ruído.

A esta campanha, lançada em setembro, associaram-se 158 organizações, associações e coletivos.

[Notícia atualizada às 19h24]

Leia Também: Centenas manifestam-se em Lisboa em solidariedade com o povo palestiniano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2896905/manifestacao-pela-palestina-termina-em-lisboa-com-grandola-vila-morena#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes