Manchester United em alerta. Bruno Fernandes vira "verdadeiro dilema"
- 11/02/2026
O futuro de Bruno Fernandes continua a ser motivo de debate em Inglaterra e esta quarta-feira foi a vez de Michael Owen deixar um sério alerta ao Manchester United. O antigo Bola de Ouro afirmou que é "praticamente impossível" substituir o internacional português, embora entenda que uma boa proposta possa ser aceite pela direção do clube.
"Tem qualidade e experiência, mas isto é um negócio e toda a gente tem um preço. Se entrar dinheiro em grande escala, então é uma decisão que tem de ser ponderada. Ele também tem um salário elevado. Mas, se sair, isso vai afetá-los garantidamente. Terão de substitui-lo por alguém de grande nível", começou por defender Owen, em declarações ao jornal Metro, prosseguindo com a sua análise.
"Toda a gente diz: 'Ah, o Manchester United agora está a voar, quantos jogadores precisam para dar o próximo passo e talvez lutar pelo título?'. Na verdade, a questão é como substituir um ou dois jogadores que podem sair, ao mesmo tempo que se acrescenta qualidade ao plantel. É uma situação realmente complicada, porque ele é tão bom, mas se surge uma proposta com muito dinheiro por alguém dessa idade, é algo que o Manchester United tenha de considerar", defende o antigo goleador inglês, que em 2021 foi eleito Bola de Ouro.
Michael Owen adverte, no entanto, que o clube de Old Trafford tem de estar preparado para conseguir lidar com a eventual saída de Bruno Fernandes.
"Tentar substituí-lo será quase impossível. Por isso, é esperar para ver, mas é um verdadeiro dilema para todos os envolvidos. O maior elogio que lhe podemos fazer é que, quando o Manchester United estava em dificuldades, ele continuou a ser o jogador em maior destaque. Não consigo explicar o quão difícil e raro isso é. Quando uma equipa está em dificuldades, todos os jogadores sofrem. É muito raro um jogador destacar-se e manter o nível", vincou, deixando mais elogios a Bruno Fernandes.
"Por essa razão, fiquei ainda mais impressionado com ele antes desta fase. Sei que provavelmente está a jogar melhor agora, mas jogar muito bem numa equipa em dificuldades exige muito carácter. Ele fez isso durante muitos anos. Os números dele são incríveis. Mas agora, jogando na sua posição habitual, estamos a assistir a mais um salto qualitativo nas suas exibições. Ele é mesmo muito talentoso. Tem uma grande visão de jogo, entrega a bola limpa e capacidade no último passe. É simplesmente um jogador com um talento excecional, ponto final", rematou Michael Owen, que marcou 17 golos em 52 jogos ao serviço do Manchester United.
Melhor que Bruno Fernandes só mesmo Rooney
Bruno Fernandes ficou em branco no empate do Manchester United frente ao West Ham (1-1), registado na terça-feira, mas no jogo anterior voltou a revelar-se decisivo, ao marcar um dos golos que derrotou o Tottenham (2-0).
O internacional português de 31 anos chegou, assim, aos 104 golos com a camisola dos red devils, elevando para 200 os lances em que marcou ou assistiu. Tudo isto em 314 jogos.
Na história do clube de Old Trafford apenas um jogador conseguiu fazer melhor do que Bruno Fernandes. E não, não foi Cristiano Ronaldo, mas sim Wayne Rooney (295), que precisou de menos 19 jogos para alcançar a marca dos 200 golos com participação direta.














