Manchester United às voltas com o CAN para manter trio de Ruben Amorim
- 26/11/2025
O Manchester United passou de um ciclo de três vitórias consecutivas (sobre Sunderland, Liverpool e Brighton) para um de três 'deslizes' seguidos (empates com Nottingham Forest e Tottenham, e derrota perante o Everton), obrigando Ruben Amorim a esforços extra para dar a volta à situação, o mais rapidamente possível.
Nesse sentido, de acordo com informações adiantadas, esta quarta-feira, pelo jornal britânico Daily Mail, o treinador português terá pedido à direção do clube para que acelere o diálogo com as Federações de Futebol de Marrocos, Costa do Marfim e Camarões, no sentido de as sensibilizar a propósito das situações de Noussair Mazraoui, Amad Diallo e Bryan Mbeumo, respetivamente.
Os três jogadores têm presença garantida no Campeonato Africano das Nações (CAN), que irá decorrer entre os dias 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, em Marrocos, e os regulamentos da FIFA obrigam a que sejam libertados, no máximo, duas semanas antes da partida inaugural.
Significa isto que o trio estaria disponível para os jogos diante de Crystal Palace (no domingo, em Selhurst Park), West Ham (a 4 de dezembro, em Old Trafford) e Wolverhampton (a 8 de dezembro, no Molineux Stadium), mas seria 'carta fora do baralho' para o embate com o Bournemouth (a 15 de dezembro, em Old Trafford).
A falta de opções do plantel dos red devils ficou de sobremaneira evidente, no mais recente desaire, frente ao Everton, em pleno Old Trafford, pelo que o plano passa por garantir que Noussair Mazraoui, Amad Diallo e Bryan Mbeumo se mantêm às ordens do ex-Sporting por mais um jogo.
"Estamos a fazer o nosso trabalho, para tentar manter os jogadores durante mais algum tempo, mas não está nas nossas mãos"
O próprio Ruben Amorim assumiu, na passada sexta-feira, perante os jornalistas, na conferência de imprensa de antevisão ao Manchester United-Everton, que o clube já estava a estudar todas as soluções ao seu alcance para que este trio chegue o mais tarde possível a Marrocos, para disputar o CAN.
"Nós temos regras para quando temos de libertar jogadores, vamos ver. Estamos a fazer o nosso trabalho, para tentar manter os jogadores durante mais algum tempo, mas não está nas nossas mãos. Ainda assim, vamos tentar fazer de tudo para proteger o clube, os jogadores e as seleções nacionais", sublinhou.
"Eu penso que eles irão partir duas semanas antes do início, por isso, vamos tentar conseguir qualquer coisa junto das federações, mas, neste caso, teremos de respeitar as vontades deles", completou.
André Onana serve de exemplo
A crença do Manchester United em como será mesmo possível manter Noussair Mazraoui, Amad Diallo e Bryan Mbeumo além do que ditam os regulamentos remonta a 2023, quando o Manchester United alcançou um acordo com a Federação de Futebol da Costa Marfim, a propósito de André Onana.
Desde então, as relações com este organismo têm-se mantido positivas, o que dá alguma esperança, particularmente, no que diz respeito a Amad Diallo, cuja seleção tem estreia agendada no CAN para o próximo dia 24 de dezembro, diante de Moçambique.
Leia Também: Ruben Amorim questionado perante Roberto Martínez: "Não percebo"













