Mamdani reforça proteção de imigrantes em Nova Iorque e critica ICE

  • 06/02/2026

O democrata, da ala socialista do seu partido, anunciou o diploma num evento anual que reúne líderes religiosos de várias crenças na Biblioteca Pública de Nova Iorque, após um discurso em que apelou para a união e denunciou "os ataques" ao próximo por parte do Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE, na sigla em inglês) e os seus "abusos de poder".

 

Mamdani mostrou um documento e assinou-o na tribuna, afirmando tratar-se de uma ordem executiva para "reafirmar" as proteções aos imigrantes, como impedir o ICE e outras agências federais de entrar em propriedades privadas sem mandado judicial, incluindo em garagens, escolas e hospitais.

As principais agências da administração local devem agora realizar e partilhar formações para todos os funcionários sobre como interagir com as autoridades federais da imigração, precisou um comunicado municipal.

A administração local tem também duas semanas para nomear um gestor de privacidade para cada um dos seus departamentos, realizar formação e certificar que está a cumprir a proteção aos imigrantes ao limitar os dados partilhados com as agências federais, entre as quais o ICE.

Além disso, todas as agências e departamentos municipais, em particular a Polícia e os Departamentos Prisional e de Serviços à Criança, devem auditar as suas políticas internas referentes à interação com as autoridades federais de imigração e atualizar os seus protocolos.

Outro dos pontos novos é a criação de uma comissão para coordenar a "gestão de crise" no âmbito migratório e assim garantir uma resposta que represente toda a administração local, acrescentou a nota de imprensa.

No evento, Mamdani pediu aos líderes religiosos um esforço de consciencialização nas suas congregações, com a distribuição de 32.000 folhetos em dez idiomas, para que os fiéis conheçam os seus direitos ao interagirem com agentes federais, como o acesso a um tradutor e a um advogado, ou o direito de permanecer em silêncio.

A iniciativa foi bem recebida por organizações de defesa dos imigrantes, como a New York Immigrant Coalition, cujo diretor executivo, Murad Awawdeh, afirmou em comunicado que o presidente da Câmara de Nova Iorque "reconhece a sua responsabilidade" e a "obrigação moral" dos residentes em cooperar.

"O Governo federal está a travar uma campanha de terror ilegal e sem prestação de contas contra os imigrantes em todo o país e aqui na cidade de Nova Iorque", declarou o ativista, recordando a situação daqueles que "vivem com medo", tanto nas ruas como nos tribunais.

Leia Também: Autarca de Nova Iorque nomeia responsável pela luta contra antissemitismo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934784/mamdani-reforca-protecao-de-imigrantes-em-nova-iorque-e-critica-ice#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes