Mamdani promete combate eficaz contra o antissemitismo em Nova Iorque

  • 03/01/2026

Como um dos seus primeiros atos como presidente da câmara, Mamdani recusou renovar dois decretos executivos assinados pelo ex-presidente da câmara Eric Adams, um que adotava uma definição ampla de antissemitismo e outro que proibia os funcionários da cidade de participarem no movimento de boicote, desinvestimento e sanções contra Israel.

 

Durante uma conferência de imprensa não relacionada com o assunto, Mamdani prometeu hoje proteger os judeus nova-iorquinos, mas não entrou em muitos detalhes sobre os motivos da revogação dos decretos, de acordo com o portal de notícias Politico.

"A minha administração será também marcada por um governo municipal incansável nos seus esforços para combater o ódio e a divisão, e demonstraremos isso combatendo o ódio em toda a cidade", vincou.

"Isto inclui combater o flagelo do antissemitismo financiando eficazmente a prevenção de crimes de ódio, celebrando os nossos vizinhos e praticando uma política de universalidade", acrescentou.

Quanto à definição de antissemitismo adotada por Adams, que foi promulgada pela Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Mamdani observou que muitas organizações judaicas da cidade não concordam com a interpretação, que, por exemplo, equipara algumas críticas às ações de Israel ao antissemitismo.

Mamdani apoiou ele mesmo o movimento de boicote, desinvestimento e sanções contra Israel, tornando a sua decisão de revogar uma ordem executiva que o proibia no governo municipal algo previsível, apontou o Politico.

Ao assumir o cargo na quinta-feira, Mamdani teve de analisar anos de decretos executivos da era Adams, optando por renová-los, revê-los ou revogá-los.

O novo presidente da câmara optou por anular todos os decretos executivos assinados depois de Adams ter sido acusado de acusações federais de suborno e a motivação das suas ações no cargo ter passado a ser questionada.

Entre as exceções, está um decreto para estabelecer o gabinete do presidente da câmara para o combate ao antissemitismo e outro que proíbe protestos a uma certa distância dos locais de culto.

Na sexta-feira, um conjunto de grupos judaicos, incluindo a UJA-Federation de Nova Iorque, a secção nova-iorquina do Conselho de Relações da Comunidade Judaica e o Conselho de Rabinos de Nova Iorque, divulgaram um comunicado argumentando que as ações de Mamdani eliminaram duas proteções significativas contra o antissemitismo, embora o tenham elogiado por manter os outros dois elementos da política de Adams.

Já o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel acusou o novo presidente da Câmara de Nova Iorque de lançar "gasolina antissemita numa fogueira"

O Governo de Israel já tinha demonstrado a antipatia pelo democrata Mamdani quando este venceu as eleições municipais de Nova Iorque, em 4 de novembro, ocasião em que vários ministros israelitas --- sobretudo os mais radicais --- acusaram-no de ser um "islamista declarado", antissemita e "inimigo de Israel".

Durante a sua campanha eleitoral, o democrata demonstrou o seu apoio ao povo palestiniano e criticou o Governo de Benjamin Netanyahu, que foi acusado de cometer genocídio no enclave pela comunidade internacional e por organizações de defesa dos direitos humanos de renome, incluindo duas israelitas.

Mamdani, agora o 112.º presidente da Câmara da cidade de Nova Iorque, é, aos 34 anos, o segundo presidente da câmara mais jovem da história da cidade, o primeiro de ascendência sul-asiática e também o primeiro muçulmano.

Prestou juramento usando o Alcorão, que estava na posse da sua esposa, Rama Duwaji.

Israel acusa Mamdani de lançar

Israel acusa Mamdani de lançar "gasolina antissemita numa fogueira"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel acusou o novo presidente da Câmara de Nova Iorque de lançar "gasolina antissemita numa fogueira"

Lusa | 10:40 - 02/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912914/mamdani-promete-combate-eficaz-contra-o-antissemitismo-em-nova-iorque#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes