Maldição dos Kennedy: Que tragédias marcaram a família?
- 17/02/2026
A família Kennedy é uma das mais famosas dos Estados Unidos e, desde o século passado, que se têm tornado tema na imprensa. No entanto, nem sempre por bons motivos, uma vez que, na sua maioria, quando se lê o nome "Kennedy", está associado a algo trágico.
Aliás, há até quem fale na Kennedy Curse (A maldição dos Kennedy) porque vários membros da família morreram em circunstâncias trágicas, desde assassinatos a acidentes de avião.
Mas quando é que começou esta maldição?
Joseph P. Kennedy foi um empresário milionário de origem irlandesa. Nasceu no seio de uma poderosa família oriunda de Nova Inglaterra, no nordeste americano. O pai Kennedy chegou a ser embaixador no Reino Unido durante a presidência de Franklin D. Roosevelt.
Em 1914, casou-se com Rose Elizabeth Fitzgerald. O casal teve nove filhos, no entanto alguns deles tiveram um fim prematuro.
Rosemary Kennedy
Rosemary Kennedy era a terceira dos nove filhos de Joseph e Rose, sendo a mais velha entre as meninas.
De acordo com a BBC, devido a alegados erros médicos durante o parto, o oxigénio não chegou ao cérebro de Rosemary. Assim, ela acabou por crescer com algumas incapacidades, como, por exemplo, dificuldades em aprender.
Com apenas 23 anos, Rosemary foi submetida a uma lobotomia por decisão do pai. Na altura, acreditava-se que esta cirurgia iria curar muitas doenças.
No entanto, o resultado foi o oposto. A jovem ficou sem caminhar ou falar.
Rosemary morreu aos 86 anos, tendo passado grande parte da sua vida escondida em instituições.
Joe Kennedy Jr.
Joe Kennedy Jr. era o primogénito de Joseph e Rose. Morreu, em 1944, enquanto combatia na Segunda Guerra Mundial.
O jovem de 29 anos tinha-se oferecido como voluntário para transportar uma carga de explosivos que seria lançada num local próximo de Calais, na França, onde os nazis mantinham mísseis.
No entanto, quando fazia o percurso, o avião explodiu. Os restos mortais de Joe nunca foram encontrados.
Joe Kennedy Jr. foi o único dos quatro irmãos rapazes que não ingressou na vida política, embora esse fosse o objetivo, tendo em conta que o pai o preparou para se tornar presidente dos Estados Unidos.
Kathleen Kennedy
Kathleen Kennedy, a segunda irmã mais velha de de John F. Kennedy, também morreu num acidente de avião quando ia para o sul de França com o seu namorado, o aristocrata britânico William Wentworth-Fitzwilliam.
"Kick", como era chamada, tinha-se casado com William John Robert Cavendish, que morreu durante a Segunda Guerra Mundial.
John F. Kennedy
O sonho de Joseph Kennedy era ter um filho na Casa Branca. Sonho esse que foi realizado por John F. Kennedy, eleito em novembro de 1960.
Faltavam apenas alguns meses para completar três anos de mandato, quando Kennedy foi assassinado em Dallas no dia 22 de novembro de 1963, enquanto desfilava no interior de um carro com a mulher, Jackie.
John e Jackie foram um dos casais mais icónicos dos Estados Unidos e tiveram dois filhos, Caroline e Jonh F. Kennedy Jr.
© Getty ImagesRobert Kennedy
Robert Kennedy, irmão do ex-presidente dos Estados Unidos, foi assassinado no Ambassador Hotel, em Los Angeles, em junho de 1968. Na altura, era pré-candidato à presidência norte-americana pelo Partido Democrata.
Robert foi morto pelo imigrante palestiniano Sirhan Sirhan, que confessou ter atacado o candidato devido ao seu apoio a Israel. Posteriormente, revelou que não se lembrava do momento.
David e Michael Kennedy
David e Michael Kennedy eram ambos filhos de Robert e Ethel Kennedy. O primeiro morreu devido a uma overdose em Palm Beach, na Florida. Tinha 28 anos.
Já o seu irmão Michael morreu num acidente de esqui em Aspen, no Colorado, na véspera de Ano Novo. Tinha 39 anos.
John F. Kennedy Jr. e Carolyn Bessette
John F. Kennedy Jr. - filho do ex-presidente dos Estados Unidos - e a mulher, Carolyn Bessette morreram num acidente aéreo no dia 16 de julho de 1999.
O casal, de 38 e 33 anos, dirigiam-se para a ilha Martha's Vineyard, em Massachusetts. Na aeronave estavam também a irmã de Carolyne, Lauren Bessette. A avioneta, que era pilotada por Kennedy Jr., caiu no oceano, a cerca de 10 quilómetros da ilha.
A morte de ambos teve um grande impacto nos Estados Unidos, uma vez que John era considerado o 'queridinho' da América, recebendo muita atenção por parte da comunicação social.
Note-se, aliás, que a história de amor de John e Carolyn está a agora a ser contada numa minissérie de nove episódios na Disney+.
Saiorse Kennedy Hill
Saiorse Kennedy Hill, neta de Robert F. Kennedy e Ethel, morreu aos 22 anos depois de ter sofrido uma overdose em 2019.
A jovem foi encontrada morta na casa da família em Massachusetts.
Saoirse estudava no Boston College, onde estudava comunicação e era a vice-presidente dos Estudantes Democratas. Tinha escrito vários textos sobre a sua luta com a doença mental quando estudava na escola preparatória, em 2016.
Era a única filha de Paul Michael Hill e Courtney Kennedy Hill.
Tatiana Schlossberg
Tatiana Schlossberg, neta do antigo presidente norte-americano John F. Kennedy, morreu no final de dezembro do ano passado aos 35 anos, cerca de um ano e meio após ter sido diagnosticada com leucemia mieloide aguda (LMA).
A neta de John F. Kennedy casou-se com George Moran, em 2017. Ambos têm dois filhos: um menino de três anos e uma menina de um ano.
















