Mais de mil papagaios-do-mar encontrados mortos na costa portuguesa

  • 17/02/2026

Mais de mil papagaios-do-mar foram encontrados mortos na costa portuguesa nos últimos dias, de acordo com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

 

Os ambientalistas suspeitam que o fenómeno esteja relacionado com as tempestades das últimas semanas.

Nas redes sociais, a SPEA partilhou vários registos dos animais e explicou que "o número real é, provavelmente, muito maior" do que o registado.

"Continuam a chegar-nos registos de papagaios-do-mar que deram à costa mortos, na sequência das tempestades das últimas semanas: são já mais de 1.000 casos contabilizados — o número real é provavelmente muito maior", revelaram.

Os concelhos com mais arrojamentos registados são Peniche e Póvoa do Varzim. Mas também foram encontrados muitos animais mortos em Vagos, Mira, Esposende e Vila Nova de Gaia.

Se encontrar aves marinhas mortas na costa, deve registar essas ocorrências na plataforma ICAO, pois "são dados valiosos", como lembra a SPEA, que "ajudam a identificar as espécies afetadas, estimar números e perceber qual o impacto nas populações".

Já no caso de encontrar aves vivas mas debilitadas, os contactos são:

  • Portugal continental - SEPNA/GNR: 808 200 520 | PSP: 217654242 | Contactos dos centros de recuperação: ICNF
  • Madeira - SEPNA/GNR: 291 214 460 | Rede SOS Vida Selvagem: ICNF Madeira
  • Açores - Linha SOS Ambiente: 800 292 800

Na Galiza estão a ser reportadas situações semelhantes, assim como na costa atlântica de França, o que a organização considera indiciar um fenómeno de grande escala no Atlântico europeu.

Também na sequência de más condições no mar, no inverno de 2022/23, Portugal registou mais de 1.700 papagaios-do-mar arrojados em apenas duas semanas.

Recorde-se que as tempestades podem levar as aves costeiras a procurar refúgio em terra, causando arrojamentos de aves mais fracas, e num comboio de tempestades, com más condições durante um período prolongado, mar agitado e dificuldade em alimentar-se, muitas aves são levadas à exaustão extrema.

No caso dos papagaios-do-mar, se as aves tiverem dificuldade em alimentar-se durante períodos prolongados, podem ver a sua condição física deteriorar-se, acabando por arrojar já muito exaustos e com fraca condição física, explicou à agência Lusa Hany Alonso, na altura em que tinha sido encontrados já 400 corpos de animais mortos.

Mostrando preocupação com o aumento de frequência dos fenómenos climáticos extremos na costa portuguesa, com as alterações climáticas a causar cada vez mais tempestades, a SPEA apela a medidas de mitigação dos efeitos negativos das alterações climáticas.

Leia Também: Mais de 400 papagaios-do-mar encontrados mortos na costa portuguesa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2940855/mais-de-mil-papagaios-do-mar-encontrados-mortos-na-costa-portuguesa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes