Mais de metade do concelho de Vila de Rei com falha nas comunicações
- 11/02/2026
"O município está a proceder ao apuramento do valor global dos prejuízos identificados, sendo os dados divulgados com a maior brevidade possível. Encontram-se igualmente em preparação um conjunto de medidas de apoio à população, com o objetivo de minimizar os danos provocados pela intempérie que assolou o território vilarregense", explicou este município do distrito de Castelo Branco.
Segundo a autarquia, neste momento, as principais preocupações concentram-se nas situações ainda pendentes de falta de fornecimento de energia elétrica, assim como na falha de comunicações, que continuam a afetar mais de metade do território concelhio.
À Lusa, o presidente da Câmara de Vila de Rei, Paulo César Luís, disse hoje que no concelho todas as antenas de telecomunicações foram afetadas, o que dificulta o restabelecimento normal das comunicações.
"O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na aldeia de Lousa, encontrando-se atualmente a decorrer trabalhos de reposição nas localidades da Macieira, Malhada e Aivado. Persistem ainda constrangimentos na zona da Silveira, Ribeira, Sesmarias, Brejo Cimeiro e Boafarinha".
Algumas localidades continuam ainda a ser abastecidas por geradores, como Fernandaires, Pendal e Várzea D`Ordem.
A queda de árvores e ramos, quedas de postes e fios elétricos, obstrução de via pública, danos em coberturas e outras estruturas são também situações preocupantes que afetam o concelho.
O município continua a receber material doado, nomeadamente telhas, telhões e outros materiais de construção e todos aqueles que quiserem contribuir devem contactar o número 967 658 420, sendo a entrega efetuada junto ao edifício da Junta de Freguesia de Vila de Rei.
O levantamento dos estragos causados pela passagem da depressão Kristin encontra-se, desde terça-feira, a decorrer no Espaço Cidadão da Loja de Cidadão de Vila de Rei.
"Os munícipes deverão deslocar-se a este local para efetuar o respetivo registo, retirando senha e aguardando a sua vez. O horário de atendimento decorre das 09h00 às 16h00".
A autarquia pede ainda aos munícipes que comuniquem qualquer situação de falta de fornecimento de energia elétrica, através do número 966 039 780, com indicação da localidade, nome da rua e número de porta.
Este contacto deve ser igualmente utilizado para o reporte de qualquer outro assunto relacionado com a depressão Kristin.
Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Leia Também: Vila de Rei repôs energia na zona industrial e água em todo o concelho













