Mais de metade do concelho de Vila de Rei com falha nas comunicações

  • 11/02/2026

"O município está a proceder ao apuramento do valor global dos prejuízos identificados, sendo os dados divulgados com a maior brevidade possível. Encontram-se igualmente em preparação um conjunto de medidas de apoio à população, com o objetivo de minimizar os danos provocados pela intempérie que assolou o território vilarregense", explicou este município do distrito de Castelo Branco.

 

Segundo a autarquia, neste momento, as principais preocupações concentram-se nas situações ainda pendentes de falta de fornecimento de energia elétrica, assim como na falha de comunicações, que continuam a afetar mais de metade do território concelhio.

À Lusa, o presidente da Câmara de Vila de Rei, Paulo César Luís, disse hoje que no concelho todas as antenas de telecomunicações foram afetadas, o que dificulta o restabelecimento normal das comunicações.

"O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na aldeia de Lousa, encontrando-se atualmente a decorrer trabalhos de reposição nas localidades da Macieira, Malhada e Aivado. Persistem ainda constrangimentos na zona da Silveira, Ribeira, Sesmarias, Brejo Cimeiro e Boafarinha".

Algumas localidades continuam ainda a ser abastecidas por geradores, como Fernandaires, Pendal e Várzea D`Ordem.

A queda de árvores e ramos, quedas de postes e fios elétricos, obstrução de via pública, danos em coberturas e outras estruturas são também situações preocupantes que afetam o concelho.

O município continua a receber material doado, nomeadamente telhas, telhões e outros materiais de construção e todos aqueles que quiserem contribuir devem contactar o número 967 658 420, sendo a entrega efetuada junto ao edifício da Junta de Freguesia de Vila de Rei.

O levantamento dos estragos causados pela passagem da depressão Kristin encontra-se, desde terça-feira, a decorrer no Espaço Cidadão da Loja de Cidadão de Vila de Rei.

"Os munícipes deverão deslocar-se a este local para efetuar o respetivo registo, retirando senha e aguardando a sua vez. O horário de atendimento decorre das 09h00 às 16h00".

A autarquia pede ainda aos munícipes que comuniquem qualquer situação de falta de fornecimento de energia elétrica, através do número 966 039 780, com indicação da localidade, nome da rua e número de porta.

Este contacto deve ser igualmente utilizado para o reporte de qualquer outro assunto relacionado com a depressão Kristin.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Vila de Rei repôs energia na zona industrial e água em todo o concelho

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937275/mais-de-metade-do-concelho-de-vila-de-rei-com-falha-nas-comunicacoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes