Mais de 800 militares moçambicanos formados pela Missão da União Europeia em 2025

  • 29/12/2025

A Missão de Assistência Militar da União Europeia (EUMAM-Moçambique) formou, este ano, mais de 800 militares moçambicanos em 36 programas de capacitação, anunciou hoje a missão.

 

"A Missão de Assistência Militar da UE em Moçambique conclui o ano de 2025 com a implementação, em estreita colaboração com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique [FADM], de 36 programas de capacitação, que envolveram mais de 800 militares Moçambicanos", lê-se numa nota da EUMAM-Moçambique, enviada hoje à comunicação social.

Segundo o documento, entre as atividades implementadas estão programas nas áreas de comando e controlo, logística, manutenção e transportes, liderança, pedagogia militar, cooperação civil-militar, comunicação estratégica, assessoria institucional ao estado-maior general das FADM e 'Training of Trainers' (Formação de Formadores) para os instrutores das Forças de Reação Rápida.

"Durante o ano de 2025, foram ainda lançados programas essenciais para garantir a sustentabilidade logística dos meios disponibilizados no âmbito do 'European Peace Facility' [Mecanismo Europeu para a Paz]", refere a EUMAM-Moçambique.

Em 09 de dezembro, os governos português e moçambicano pediram a renovação do mandato da missão de assistência militar, liderada por Portugal e que apoia, com formação, o combate ao terrorismo em Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

"Os chefes de Governo manifestaram a expectativa de que o mandato da EUMAM-Moçambique, que termina a 30 de junho de 2026, seja renovado, preferencialmente por um período não inferior a dois anos e adaptado às necessidades do terreno", refere-se na declaração final da sexta cimeira Portugal Moçambique, que decorreu no Porto, na presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do Presidente moçambicano, Daniel Chapo, além de cerca de vinte ministros, dos dois governos.

A EUMAM-Moçambique está, atualmente, sob comando do comodoro César Manuel Pires Correia, da Marinha portuguesa, e conta com um total de 83 militares de 12 nacionalidades.

A União Europeia anunciou, em 2024, a adaptação dos objetivos estratégicos da anterior Missão de Formação Militar da UE em Moçambique (EUTM-MOZ), que transitou, em 01 de setembro do mesmo ano, do modelo de treino para um de assistência, passando, assim, a designar-se EUMAM-MOZ.

A EUTM-MOZ, que como a atual EUMAM-MOZ foi liderada por Portugal, formou em dois anos mais de 1.700 militares comandos e fuzileiros moçambicanos, que passaram a constituir 11 companhias de Forças de Reação Rápida (QRF, na sigla em inglês) e já combatem o terrorismo em Cabo Delgado, bem como uma centena de formadores.

A missão em Moçambique foi ainda financiada, através do Mecanismo Europeu para a Paz, para aquisição de todo o tipo de equipamento não letal para estas companhias de forças especiais.

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, rica em gás, é alvo de ataques extremistas há oito anos, com o primeiro ataque registado em 05 de outubro de 2017, no distrito de Mocímboa da Praia.

Leia Também: PAM assistiu mais de 600 mil pessoas em dois meses em Moçambique

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910767/mais-de-800-militares-mocambicanos-formados-pela-missao-da-uniao-europeia-em-2025#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes