Mais de 720 ocorrências em Portugal continental entre quinta-feira e hoje

  • 23/01/2026

"Há a registar duas pessoas deslocadas em Alcobaça (distrito de Leiria), duas pessoas deslocadas no Cartaxo (distrito de Santarém) e três pessoas deslocadas em Cascais (distrito de Lisboa)", indicou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), num comunicado sobre as ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa, que está a afetar Portugal continental.

 

Das 722 ocorrências registadas entre as 16h00 de quinta-feira e as 17h00 de hoje, destacam-se queda de árvores, com 238 situações, limpeza de vias, com 195, queda de estruturas, com 117, inundações, com 89, e movimentos de massa, com 83, de acordo com a Proteção Civil.

"As sub-regiões mais afetadas foram região de Coimbra (89 ocorrências), Área Metropolitana do Porto (83 ocorrências) e Grande Lisboa (71 ocorrências)", indicou a ANEPC.

Na resposta a estas situações, a Proteção Civil mobilizou 2.476 operacionais, apoiados por 1.042 veículos.

Em comunicado, a ANEPC reforçou que o impacto dos efeitos do mau tempo pode ser minimizado através da adoção de comportamentos preventivos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Num anterior balanço, a Proteção Civil disse que foram registadas hoje, entre as 00h00 e as 12h00, um total de 231 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo queda de árvores e limpezas de vias.

No município de Lisboa, entre as 06h00 e as 19h00 de hoje, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) registou 10 ocorrências, designadamente seis quedas de árvores e quatro quedas de estruturas, mas sem danos pessoais conhecidos, disse à Lusa o diretor do SMPC, André Fernandes.

"Neste momento a situação está calma, são as [situações] espetáveis para o estado do tempo, quedas de árvores, algumas inundações na via pública, quedas de estruturas, mas nada que saia do que estava previsto", afirmou o responsável do SMPC de Lisboa, hoje nomeado pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD).

Em relação à distribuição das ocorrências por freguesia, André Fernandes enumerou quatro em Campo de Ourique, duas em Arroios e Carnide, uma em Belém e também uma em São Domingos de Benfica.

Na quinta-feira, ao longo das 24 horas do dia, a ANEPC contabilizou 365 ocorrências associadas às condições meteorológicas adversas.

Quase todo o território nacional continental está em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.

Este nível 3 (a escala vai de 1 a 4, sendo 4 o mais elevado) vigora desde as 16h00 de quinta-feira e até às 23h59 de sábado, e aplica-se a todo o território do continente "à exceção do Alentejo Central e do Baixo Alentejo".

Na região Norte, dezenas de escolas estão fechadas devido às dificuldades de circulação causadas pela queda de neve.

Prevê-se chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido vários avisos vermelhos (o mais grave numa escala de três), laranja (o segundo mais grave) e amarelo.

Os Açores e a Madeira também estão sob vários avisos amarelos e laranja.

[Notícia atualizada às 19h36]

Leia Também: Acessos à Praia do Pedrógão em Leiria encerrados devido ao mau tempo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2925231/mais-de-720-ocorrencias-em-portugal-continental-entre-quinta-feira-e-hoje#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes