Mais de 50 casais casaram-se em Khan Younis, na Faixa de Gaza. As imagens

  • 03/12/2025

Milhares de palestinianos assistiram, na terça-feira, ao casamento de 54 casais que não puderam casa durante os ataques de Israel a Khan Younis, na Faixa de Gaza. A maioria dos casais noivou antes do início da guerra, em outubro de 2023, mas só conseguiu casar devido ao cessar-fogo. 

 

Segundo a ABC News, milhares de pessoas aglomeraram-se para ver os casais e muitos escalaram as ruínas de edifícios destruídos pelos bombardeamentos israelitas para assistir à cerimónia. 

As noivas vestiram-se com vestidos brancos a condizer, com bordados em vermelho e dourado, enquanto os noivos usaram fatos escritos com gravatas bordeaux, como ver na galeria acima. Durante toda a festa, foram empunhadas bandeiras da Palestina e dos Emirados Árabes Unidos, o país que ajudou a patrocinar o casamento.

"Estava noivo antes da guerra. Queria casar durante a guerra, mas todos os meus pertences, os móveis, foram destruídos e não havia possibilidade de casar", contou o noivo Omar Shams, de 29 anos, à ABC. "Mas, graças a Deus, os nossos irmãos nos Emirados Árabes Unidos contribuíram para isso e, graças a Deus, casámos".

Já outro noivo, Nae Mousa, afirmou que o casamento foi importante não só para a sua família, mas também para toda a comunidade de Gaza.

"Somos um povo que merece celebrar e, ao mesmo tempo, um povo que não quer mostrar alegria por causa do que nos aconteceu", disse. "A maioria de nós tem um familiar com um prisioneiro, com alguém ferido, com um mártir. Mas é nossa obrigação celebrar passados ​​dois anos de tudo o que vivemos."

Cessar-fogo está em vigor desde 10 de outubro, mas bombardeamentos continuam

O cessar-fogo entrou em vigor no passado dia 10 de outubro, após mais de dois anos de guerra na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.

No fim de semana, as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram ter abatido dois "suspeitos" que cruzaram a chamada Linha Amarela — a fronteira entre o território controlado por Israel e o controlado pelo Hamas — alegando que os dois agiam de forma suspeita e representavam uma ameaça para os soldados.

Mais tarde, as famílias revelaram que as vítimas eram irmãos e o mais velho tinha apenas 10 anos.

Nos termos do acordo de trégua, o movimento islâmico palestino libertou os últimos 20 reféns sequestrados naquele dia e ainda vivos.

O Hamas e os seus aliados também devolveram 26 dos 28 corpos de reféns que se comprometeram a devolver a Israel no âmbito do cessar-fogo. Os dois corpos restantes são de um israelita e de um tailandês.

As tropas israelitas continuam a controlar mais de 50% do território de Gaza, embora o acordo de cessar-fogo assinado por Israel e pelo Hamas em outubro preveja a sua retirada total na segunda fase.

Desde que Israel iniciou a ofensiva em Gaza, pelo menos 70.112 palestinianos foram mortos em ataques israelitas e mais de 170.986 ficaram feridos, muitos com amputações e lesões permanentes, segundo dados do Ministério da Saúde do enclave palestiniano.

Pode ver, na galeria acima, imagens da cerimónia.

Leia Também: Pelo menos 4 militares isrelitas feridos em confrontos no sul de Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899077/mais-de-50-casais-casaram-se-em-khan-younis-na-faixa-de-gaza-as-imagens#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes