Mais de 50 carros sofreram danos em Portalegre devido a 'mar de lama'

  • 05/02/2026

Em comunicado, publicado nas redes sociais do município, a autarquian faz um "balanço do dia", indicando que foram registados "danos materiais em 52 veículos automóveis e vários edifícios, sem vítimas".

 

"De modo a prevenir situações de risco e garantir a segurança de todos, apela-se à população para que circule com especial prudência, respeite a sinalização temporária existente nos locais, utilize percursos alternativos e cumpra as recomendações das autoridades no local", lê-se no documento.

A Câmara de Portalegre acrescenta ainda que a evolução da situação está a ser "continuamente monitorizada e acompanhada" pela Proteção Civil e serviços municipais e municipalizados no terreno.

O município informa também que devido às inundações e derrocadas provocadas pela passagem da depressão Leonardo, durante a madrugada de hoje, "há várias vias cortadas ao trânsito" na cidade, nomeadamente a avenida de Santo António, onde a situação foi mais crítica, a fim de permitir a "remoção de detritos e a limpeza" de ruas e estradas.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e proteção Civil do Alto Alentejo especificou que os locais mais atingidos na cidade foram a avenida de Santo António e a entrada principal do Hospital de Portalegre, tendo o alerta sido dado às 06:49.

"A ribeira galgou as margens e essa inundação fez literalmente os carros virem barreira abaixo", arrastando veículos, detritos e pedras, disse a mesma fonte, revelando que a entrada principal do hospital "ficou inoperacional".

Doze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até 15 de fevereiro, abrangendo 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 de fevereiro para 68 concelhos, voltando hoje a ser prolongada até 15 de fevereiro.

AO MINUTO: Situação de calamidade prolongada; Apoios chegam até 2.ª-feira

AO MINUTO: Situação de calamidade prolongada; Apoios chegam até 2.ª-feira

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências relacionadas com o mau tempo que assola Portugal continental.

Notícias ao Minuto | 07:46 - 05/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2933960/mais-de-50-carros-sofreram-danos-em-portalegre-devido-a-mar-de-lama#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes