Mais de 40% dos investimentos esperam mais de dois anos por licenciamento

  • 24/11/2025

Desse valor, cerca de 14% das empresas inquiridas esperam 'luz verde' há mais de cinco anos.

 

Os projetos de investimento que esperam pareceres, ou que não foram realizados devido a bloqueios nos processos ambientais, ascendem a 1,3 mil milhões de euros, de acordo com este levantamento das principais dificuldades das empresas em concretizarem os seus investimentos.

Os maiores condicionamentos verificam-se nos projetos para construção de novas instalações (43% do total), expansão das existentes (33%) e instalação de novos equipamentos (21%).

De acordo com as empresas inquiridas, cerca de 76% dos bloqueios ambientais ao investimento resultam de prazos de tramitação associados a alterações de Planos Diretores Municipais (PDM), Planos de Pormenor (PP), Planos de Urbanização (PU) e a processos de desafetação de Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN).

Os organismos responsáveis pelos maiores atrasos são a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), apontada em 75% dos casos, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), em 72% das situações e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com 71% das situações.

Câmaras Municipais, Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e Iapmei são também referidos como responsáveis pelos atrasos.

Face às dificuldades, 58% das empresas inquiridas defendem "a limitação dos prazos máximos vinculativos e os deferimentos tácitos na tramitação das diversas fases do processo e redução dos prazos de elaboração de pareceres", indica o documento da AIP.

Cerca de 38% das empresas propõem mesmo "a redução de entidades envolvidas na tramitação dos processos de licenciamento". Já 76% querem ver o licenciamento ambiental "na dependência exclusiva" do Ministério da Economia, quando atualmente depende principalmente do Ministério do Ambiente.

Quase três quartos (71%) admitem a existência de "preconceitos ideológicos na elaboração de pareceres" e acreditam que "os técnicos não têm estímulo nem suporte hierárquico para o risco das suas decisões".

Limitar o teletrabalho nas entidades que elaboram pareceres é defendida por 72% das empresas participantes no inquérito.

Apenas 51% das empresas tem expectativas "médias e elevadas" quanto ao sucesso da reforma do Estado para diminuir a burocracia nos licenciamentos.

O inquérito foi conduzido pela AIP junto de 238 empresas de diversos setores, dimensões e regiões, no período entre 19 a 30 de setembro de 2025.

Leia Também: Empresas têm 1.300 milhões de euros bloqueados por "burocracia ambiental"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2893849/mais-de-40-dos-investimentos-esperam-mais-de-dois-anos-por-licenciamento#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes