Mais de 200 milhões de crianças necessitarão de ajuda humanitária em 2026

  • 10/12/2025

No relatório Ação Humanitária para a Infância, apresentado em Madrid, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sublinhou que o aumento dos conflitos, o agravamento da fome, os cortes no financiamento a nível mundial e o colapso dos serviços básicos estão a levar as necessidades humanitárias da infância a níveis extremos em todo o mundo.

 

Entre os 73 milhões de crianças a que se pretende dar apoio no próximo ano, contam-se 37 milhões de raparigas e 9,1 milhões de menores com deficiência.

O pedido para 2026 representa um corte de cerca de 22% face ao de 2025, que ascendia a cerca de 8.500 milhões de euros.

Numa conferência de imprensa, o diretor-executivo da UNICEF Espanha, José María Vera, salientou que "é indispensável" que o setor privado e as administrações públicas mantenham o compromisso, uma vez que o sistema humanitário está sob forte "pressão", devido ao aumento das necessidades e à diminuição dos recursos.

O alerta surge numa altura em que os cortes de financiamento anunciados e previstos por parte de governos doadores já estão a limitar a capacidade de resposta do organismo multilateral.

Só nos programas de nutrição da UNICEF, o défice de financiamento de 72% em 2025 obrigou a reduzir intervenções em 20 países prioritários, e, na educação, o défice de 640 milhões de euros deixou milhões de crianças em risco de perder o acesso ao ensino.

Dos 6.580 milhões de euros solicitados para 2026, 40% destinam-se a água, saneamento, higiene e nutrição, 16% à educação, 14% à saúde e 12% à proteção da infância, entre outras áreas.

As maiores necessidades de financiamento para 2026 concentram-se no Sudão (830 milhões de euros), no Afeganistão (815 milhões) e na Palestina (580 milhões), onde crianças enfrentam crises de extrema gravidade, com risco de fome em Gaza e em partes de Darfur e Cordofão (Sudão).

A região que requer mais fundos é o Médio Oriente e Norte de África, com um total de 2.580 milhões de euros solicitados. O Líbano, a Palestina e o Sudão integram esta zona.

A África Central e Oriental, com 1.070 milhões de euros pedidos, e o Sudeste Asiático (970 milhões), com o Afeganistão e o Bangladesh como áreas prioritárias, são as outras duas regiões que concentram a maior parte da ajuda solicitada.

"As necessidades aumentaram, mas não apenas em número de milhões de crianças: aumentaram também em gravidade. Enfrentamos crises sobrepostas, uma após outra, que fazem com que a vulnerabilidade das crianças e o risco sejam ainda maiores", acrescentou na conferência de imprensa a coordenadora global de emergências da UNICEF, Inés Lezama.

Face à restrição do acesso humanitário e à queda das contribuições, a organização sublinha que está a adaptar a sua atuação para continuar a trabalhar de forma eficaz. 

Entre as mudanças estão a necessidade de priorizar intervenções que salvam vidas e têm maior impacto, reforçar alianças com governos e atores locais e investir na preparação e na ação antecipatória.

"Há menos fundos e, por isso, temos de tomar decisões muito difíceis no dia a dia: que atividades podemos realizar, com que frequência, que crianças temos de priorizar. [...] Não basta salvar vidas, temos também de nos preocupar com as formas graves de violência contra a infância", resumiu Lezama.

Leia Também: Unicef declara surto de cólera na RDCongo o maior do século no país africano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902311/mais-de-200-milhoes-de-criancas-necessitarao-de-ajuda-humanitaria-em-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes