Mais de 20 estradas afetadas pelo mau tempo no distrito de Santarém

  • 26/01/2026

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explica que a precipitação dos últimos dias e "o aumento dos caudais debitados pelas barragens espanholas" provocaram "a subida dos níveis hidrométricos do rio Tejo e de vários afluentes", levando ao corte e submersão de múltiplas vias em diversos concelhos da região.

 

Em Coruche, estão submersos o desvio da Ponte da Escusa, a ligação entre a EN114 e EN251 (Estrada das Meias), a ligação EN114-3--EN119 (Estrada da Amieira) e ocorreu o galgamento da margem esquerda do Sorraia.

No Cartaxo, foram submersas a EN114-2, entre Setil e a Ponte do Reguengo, e a EN3-2, entre Reguengo e Valada, que permanece interditada.

Em Santarém, encontram-se submersas a EN365-4 (Ponte de Alcaides), a EN365 (Ponte do Celeiro), a Ponte do Alviela (Pombalinho/Vale de Figueira) e a EM1348 (Vale de Figueira/Santarém --- Estrada do Campo). O cais da Ribeira de Santarém está também submerso e a Ponte da Panela está cortada para manutenção.

No concelho da Golegã, estão inundadas a Estrada dos Lázaros (CM1), a Estrada das Braquenizes e a Ponte do Alviela (EN365), esta última interditada.

Também os municípios de Salvaterra de Magos, Rio Maior, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha registam submersões de estradas, incluindo a EN368 (Alpiarça/Tapada), a EM1456 (Benavente/Reta do Cabo) e o cais do Almourol.

De acordo com a nota, registou-se desde as 20h00 de domingo uma estabilização dos caudais libertados pelas barragens. Ainda assim, a ANEPC alerta que os afluentes do Tejo deverão manter "caudais elevados nos próximos dias", podendo ocorrer oscilações.

A ANEPC avisa que o cenário atual pode causar inundações urbanas, cheias por transbordo, instabilização de vertentes e deslizamentos, agravados pela saturação dos solos. O piso rodoviário poderá tornar-se escorregadio, com formação de lençóis de água, e algumas vias podem permanecer interditadas.

A Proteção Civil sublinha ainda o risco de objetos serem arrastados para as estradas devido à força da água ou ao desprendimento de estruturas mal fixadas.

As autoridades apelam ainda para que agricultores, empresas e residentes retirem equipamentos e animais das zonas habitualmente inundáveis e evitem atravessar zonas alagadas, "a pé ou em viatura".

Depois da depressão Ingrid, nos últimos dias, Portugal continental começou hoje a sentir os efeitos da depressão Joseph, com chuva, neve, vento e agitação marítima no Minho e Douro Litoral, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os efeitos da depressão Joseph irão estender-se, de forma gradual, às restantes regiões de Portugal continental na noite de segunda para terça-feira, "e com a passagem de sucessivas ondulações frontais pelo menos até ao fim de semana", segundo o IPMA.

Leia Também: Mau tempo continua com Joseph (após passagem de Ingrid). O que esperar?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2926281/mais-de-20-estradas-afetadas-pelo-mau-tempo-no-distrito-de-santarem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes