Mais de 160 vias afetadas no distrito de Santarém

  • 09/02/2026

Num aviso divulgado pelo Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), é referido que a informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) indica a manutenção dos caudais elevados no rio Tejo e prevê que a situação se prolongue nas próximas horas.

 

Os efeitos das cheias acumulam-se em praticamente todos os municípios ribeirinhos do Tejo. Em Salvaterra de Magos, permanecem submersos troços de ligação entre Salvaterra, Foros de Salvaterra, Marinhais, Muge e Escaroupim, incluindo a Ponte Rainha D. Amélia, que está cortada.

No Cartaxo, a EN114-2 e a EN3-2 encontram-se submersas junto ao Reguengo e Valada, mantendo isoladas as povoações de Setil, Valada, Porto de Muge, Palhota e Reguengo da Valada.

O concelho de Santarém apresenta dezenas de estradas cortadas, incluindo a EN365-4, acessos afetados pelo transbordo do Alviela e vias submersas na Ribeira de Santarém, além de movimentos de massa e abatimentos de taludes em vários pontos. A população das Caneiras foi retirada da povoação.

Na Golegã, estão submersas estradas municipais e zonas ribeirinhas da Azinhaga e do Pombalinho, com campos agrícolas inundados junto ao Paul do Boquilobo. A ponte da Cardiga, na ligação a Vila Nova da Barquinha, está "em risco de colapso".

Já no concelho da Chamusca, há registo de colapsos de vias, quedas de taludes e múltiplas estradas rurais e urbanas submersas, incluindo acessos ao Arripiado, onde a zona ribeirinha se encontra interditada.

Ainda assim, a ponte da Chamusca foi hoje reaberta ao trânsito, depois de o troço de acesso à ponte, no lado da Golegã, ter deixado de estar submerso, na sequência da descida dos caudais do Tejo.

A circulação encontrava-se interrompida porque a água galgara a estrada, impedindo o acesso à ponte a partir da margem da Golegã.

De acordo com a proteção civil, com a estabilização do nível da água, a remoção de detritos e verificação da segurança da plataforma rodoviária, foi possível restabelecer a mobilidade entre os dois concelhos.

Alpiarça mantém vários quilómetros de estradas municipais submersas, com galgamentos na Vala de Alpiarça e várias quintas isoladas. Em Azambuja, estão cortados acessos a Maçussa, Virtudes e Carvalhos, além da submersão da EN3-2.

Em Benavente, várias secções da EN118 permanecem inundadas.

Por sua vez, em Almeirim, diversos troços entre a cidade, Fazendas de Almeirim, Benfica do Ribatejo e Tapada mantêm-se cortados.

Já em Abrantes, zonas ribeirinhas do Aquapolis Norte e Sul estão submersas, tal como troços da EN118.

A situação repete-se em Constância, Vila Nova da Barquinha, Torres Novas, Ourém, Sardoal, Mação e Alcanena, onde estradas municipais, ribeirinhas e acessos a várias localidades se encontram cortados ou submersos.

Segundo a ANEPC, a precipitação prevista "pode originar inundações urbanas, cheias por transbordo de cursos de água, instabilização de vertentes e formação de lençóis de água", além do possível carregamento de detritos para as vias e queda de estruturas mal fixadas.

A Proteção Civil prevê que os caudais elevados debitados pelas barragens da bacia do Tejo se mantenham nas próximas horas, prolongando a situação de alerta.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até ao dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: AO MINUTO: Chuva persistente nos próximos dias; 15 pessoas já morreram

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2936050/mais-de-160-vias-afetadas-no-distrito-de-santarem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes